História, perguntado por AMANDAborbaa, 1 ano atrás

Quem era o principal defensor do liberalismo econômico?


josemarcospp20p4w0hv: Adam Smith
josemarcospp20p4w0hv: 1723-1790
Usuário anônimo: correto

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
6

O criador da teoria mais aceita na economia moderna foi Adam Smith, economista britânico, apontando como as nações iriam prosperar sob tal sistema.[2] Nela ele confrontou as ideias de Quesnay e Gournay, afirmando que a desejada prosperidade econômica e a acumulação de riquezas não são concebidas pela atividade rural e nem comercial. Para Smith o elemento de geração de riqueza está no potencial de trabalho sem ter o estado como regulador e interventor. Outro ponto fundamental é o fato de que todos os agentes econômicos são movidos por um impulso de crescimento e desenvolvimento econômico, que poderia ser entendido como uma ambição ou ganância individual, que no contexto macro traria benefícios para toda a sociedade, uma vez que a soma desses interesses particulares promoveria a evolução generalizada, um equilíbrio perfeito.

Adam Smith teve também grande influência na derrubada da teoria mercantilista. Desmitificou a importância do ouro e da prata, equiparando esses metais às demais mercadorias.

Enquanto o liberalismo econômico favorece os mercados sem restrições por parte do governo, afirma também que o Estado tem um papel legítimo no fornecimento de bens públicos, segundo Smith.O liberalismo econômico é também geralmente considerado contrário às ordens não-capitalistas, como o socialismo, socialismo de mercado e economias planificadas.

Respondido por camillaleka123
4

mostesquieu, locke, descartes, etc


camillaleka123: oi
josemarcospp20p4w0hv: tem face?
camillaleka123: noa ksks
josemarcospp20p4w0hv: zap?
josemarcospp20p4w0hv: kkkkk
camillaleka123: tenho, mas nao sou de ficar usando
camillaleka123: e nem de ficar passando pra todo mundo
josemarcospp20p4w0hv: ta
josemarcospp20p4w0hv: tchau bom estudos pra todos e todas <3
camillaleka123: obg
Perguntas interessantes