Quem era Maquiavel? Qual a importância do livro "O príncipe"?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nicolau Maquiavel foi um pensador que viveu no período renascentista e escreveu o livro intitulado O Príncipe, dedicado a Lourenço de Médici (esta foi sua principal obra). Nessa obra, o autor sugeriu as condições necessárias para que um soberano absoluto fosse capaz de conquistar, reinar e, principalmente, manter seu poder. Ele sustentava a ideia de que o bom exercício da vida política dependia da felicidade do homem e da sociedade, pois nenhum príncipe podia ser tão sábio quanto o povo.
No livro, ele dissertou sobre como o poder político deveria ser exercido sobre um território e uma população, estabeleceu formas de relacionamento do monarca para com a nobreza, o clero, o povo e seu ministério.
Um radical que fundou a doutrina do maquiavelismo. O mesmo obtinha uma visão de vida fúnebre e contraditória, que, futuramente, se tornou inspiração para os grandes mestres do capitalismo. O material dele como o livro "O Príncipe" fundaram inúmeros conceitos estranhamenteatuais que regem muitos ideais por ao, principalmente das pessoas com poder — ou que almejam-o.