Português, perguntado por tifanyshowdebeleza20, 8 meses atrás

quem é o narrador do conto "O CAVALO IMAGINÁRIO" lido como é possível perceber que o narrador é também o personagem da história?​

Soluções para a tarefa

Respondido por miiih10
75

Resposta:

Análise de conto : O cavalo imaginário.

b) Narrador

Tema

abordado

c) Personagens

Francisco- Garoto humilde, criativo, muito inteligente e dedicado, não era filho de fazendeiro, admirava e agradava o grupo de amigos mas eles não gostavam dele apenas o toleravam por fazer serviços para eles.

Grupo de amigos- Frequentavam o mesmo colégio e eram filhos de fazendeiros ricos. Eram arrogantes, tinham tudo que queriam e ninguém gostava deles.

Narrador- Se achava, era mimado, ingênuo

e cruel, mas tinha limites (sabia onde parar).

Rodrigo- Era uma pessoa desagradável, intratável e agressivo com os colegas e professores, filho caçula do prefeito da cidade e o mais mimado; a má fama do grupo devia-se sobretudo a ele.

Linguagem

a) Norma-padrão

O conto é escrito em norma-padrão, utiliza palavras e expressões formais.

O narrador é personagem, já que é uma história que aconteceu com ele, o texto é narrado em primeira pessoa.

Estrutura narrativa

e) Tempo

a) Enredo

O conto é narrado no passado, o tipo de tempo é cronológico, pois é possivel determinar quando acontece ( infância do narrador).

A história se passa em uma cidade do interior, onde um menino humilde e inteligente sonhava em ter um cavalo. Ele também desejava ter amigos e ser aceito po eles , mas o que mais queria era ter seu próprio cavalo. Já que não tinha capacidade financeira para ter um, usava sua criatividade e imaginação para fazer seu próprio cavalo. Andava em seu cavalo imaginário perto de seus ''amigos'', como se ele fosse de verdade.

d) Espaços

Os espaços são determinados, mas não são caracterizados muito detalhadamente. São: escola, clube hípico, fazenda, bar da escola e cidadezinha do interior.

Conclusão

O texto lido é um conto, pois segue suas características tradicionais: é um texto curto e condensado que não possui introdução; apresenta poucas personagens, poucas ações e tempo e espaço reduzidos ; as personagens são caracterizadas com profundidade, por meio de suas ações e falas ; o texto utiliza flashbacks para desenvolver o tema, o conflito e o clímax ; e por fim, o texto possui um final aberto, sem uma solução.

f) Desfecho

O desfecho é aberto , pois não há uma solução concreta ( há uma não solução ).

a) Tema

central

O tema central apresentado no conto é o preconceito e a discriminação social .

Recursos

estilísticos

a) Flashback

O texto é construído de flashbacks desde o começo. Isso ocorre para explicar o conflito central ; é usado o passado para caracterização dos espaços - ''Nós todos frequentávamos o mesmo colégio, naquela pequena cidade do interior. Um colégio privado, e muito caro''; do tempo - ''Aos domingos nos reuníamos para andar a cavalo''; e das personagens - ''éramos, meus amigos e eu, filhos de fazendeiros. Nossos pais tinham grandes propriedades. E tinham muito dinheiro. Nada nos faltava. Andávamos sempre muito bem-vestidos, comprávamos o que fosse necessário para o colégio e gastávamos bastante no bar da escola.''.

b) Outros recursos

Há no conto figuras de linguagens , como: ''um garoto estragado'' que é uma metáfora.

b) Abordagem do tema

O tema foi abordado diretamente, desde o início mostrando como cada um se posicionava sobre o tema e como agiam.

Victória Saad - 25

Leonardo Dorini - 15

Felipe Trintim - 11

Carlo Rossi - 9

Larissa Leao - 1

Respondido por Princesadouniverso
91

Resposta: a) já que é uma história que aconteceu com ele,o texto é narrado em primeiranexo pessoa

Explicação:é simples mas espero ter lhe ajudado

Perguntas interessantes