História, perguntado por analuizagermano8, 7 meses atrás

Quem controla a hierarquia social no Brasil segundo a pesquisa do Historiador José Murilo de Carvalho?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ladybag13
1

Resposta:

Senhor José Murilo de Carvalho, quando me fizestes o honroso convite para receber-vos, não ocultastes que um dos motivos que o levavam a outorgar-me tal distinção era a comum mineiridade. De fato, somos ambos da região serrana, do coração montanhês, para lá da Mantiqueira. Porém, as lembranças mais caras me vêm menos da minha Belo Horizonte, onde pouco vivi, que das felizes férias infantis passadas na fazenda de Virgílio de Melo Franco, em Barbacena, com suas noites frias e estreladas, no meio de morros cobertos pelas capoeiras e capões de mato, entremeados por frescos vales, em cujos campos abundavam, para meu encanto de colecionador ornitológico, canários da terra, pintassilgos, curiós, azulões, gaturamos, coleiros do brejo, sabiás e galos da campina. Um dia, Virgílio levou-me a caçar às margens do rio Grande. Por ali tínheis vindo ao mundo, noutra fazenda, em Piedade do Rio Grande.

“Minhas raízes estão plantadas na fazenda de Santa Cruz, onde nasci e cresci” – recordais. “Lá, [...] levantava cedo, andava descalço, campeava gado no pasto, ajudava a tirar leite, caía de cavalo, levava coice de vaca, ouvia histórias à beira do fogo. A Piedade ia por ocasião das festas religiosas, sapato apertando o pé, fascinado com as procissões e o foguetório. Mas guardo de Piedade algo mais importante que as lembranças de infância: a simplicidade de seu povo, sua dedicação ao trabalho honesto, seu senso de humor. Esses valores ficaram comigo e entrarão comigo na Academia, representando lá dentro o espírito de Piedade.”

Antes, havíeis acentuado: “Diferentemente do que se passou nos engenhos, nas grandes plantações de café e nas cidades, a escravidão não degradou o trabalho manual nessa região de fazendas produtoras de queijos e cereais. A mão calejada não era o que distinguia proprietários e não-proprietários. Mas este puritanismo mineiro não se aliava ao espírito do capitalismo, para mencionar a clássica dobradinha de Weber. O trabalho duro, de sol a sol, não se destinava à acumulação de riqueza como prova da salvação. Era um puritanismo católico, para o qual o prêmio do trabalho honesto era apenas a sobrevivência e a paz de espírito.”


analuizagermano8: obrigada, mas pode me falar o nome exato?
ladybag13: Discurso de recepção por Affonso Arinos de Mello Franco
analuizagermano8: então quem controla a hierarquia do Brasil é o Affonso?
Perguntas interessantes