quem chega em gesteira, distrito rural no município de barra longa, mg, nunca vai imaginar que antes passava um córrego com água cristalina e havia um campo verde amplo na frente, onde bois e cavalos pastavam. porque quem chegar hoje em gesteira não verá um pasto, nem um animal ou um riacho. verá apenas uma gigantesca lagoa de barro escuro onde antes era um vale. os moradores descrevem para mim, entre o luto e a saudade, a paisagem onde cresceram e que, provavelmente, nunca mais verão na vida.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Boa tarde, creio que essa seja a pergunta completa.
Quem chega em Gesteira, distrito rural no município de Barra Longa, MG, nunca vai imaginar que antes passava um córrego com água cristalina e havia um campo verde amplo na frente, onde bois e cavalos pastavam. Porque quem chegar hoje em Gesteira não verá um pasto, nem um animal ou um riacho. Verá apenas uma gigantesca lagoa de barro escuro onde antes era um vale. Os moradores descrevem para mim, entre o luto e a saudade, a paisagem onde cresceram e que, provavelmente, nunca mais verão na vida.
“Antes esta paisagem daqui era tudo verdinho com uma pastagem e tinha um rio com água clarinha. Acabou tudo.” — diz Claudiano da Costa, morador de Gesteira.
Mais de dez dias após a queda das barragens da mineradora Samarco, ainda se desconhece todas as extensões do impacto ecológico liberado na forma de 62 milhões de litros de lama residual da mineração. O barro de rejeitos saiu de Bento Rodrigues, na cidade histórica de Mariana, em Minas, e ainda percorrerá mais de 850 km até chegar ao mar, deixando um rastro de destruição à fauna, à flora e às comunidades que estiverem em seu caminho. Só é preciso observar a área destruída — seja do leito do rio, seja do espaço — para compreender que é um dos maiores desastres ambientais na história do Brasil.
No entanto, ainda há muitas perguntas buscando entender como esta tsunami de lama afetou todo um ecossistema.
E que essas são as alternativas
a. Seja é um verbo que representa uma ideia de estado em relação ao rio descrito.
b. No entanto introduz uma contra - argumentação ao que fora apresentado no texto.
c. Porque é empregado para expressar uma relação semântica de consequência.
d. Nem apresenta duas ideias no período em que é usado: negação e oposição.
e. Onde poderia ser substituído pela expressão aonde sem problemas semânticos
A resposta correta é a alternativa B
Espero ter ajudado. Bons Estudos!
A alternativa correta para essa questão é a letra b), pois "No entanto" retirada do texto introduz uma contra-argumentação ao que foi apresentado, pois há uma indicação de que há uma objeção.
Para essa tarefa, nos é apresentado um texto que fala sobre o impacto ecológico da queda das barragens da mineradora Samarco, em Mariana - MG.
O texto fala sobre o distrito rural Gesteira, em Barra Longa, que foi afetado pela queda das barragens. Seus moradores estão em luto pela paisagem que nunca mais verão na vida. Esse é um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil, e ainda é desconhecido o impacto ecológico total.
"No entanto", retirado da frase "No entanto, ainda há muitas perguntas buscando entender como esta tsunami de lama afetou todo um ecossistema.", introduz uma contra-argumentação ao que foi apresentado no texto, por conta de que há uma indicação de que há uma objeção.
Com isso, temos que a alternativa correta é a letra b).
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/22856100