Que tipos de desafio o governo alemão recém-unido, no início dos anos 90, após a Queda do Muro de Berlim, teve de enfrentar nos campos político, econômico e cultural?
Soluções para a tarefa
Durante a Segunda Gurra Mundial, a Alemanha foi governada por Adolf Hitler. Quando os soviéticos e aliados invadiram a Alemanha, Hitler se suicidou e o país foi ocupado pelas tropas vencedoras, sendo dividido entre várias nações, que coordenavam e organizavam as regiões de maneira relativamente autônoma.
Uma das principais divisões, no entanto, era entre as regiões ocupadas pelos aliados e a região ocupada pelos soviéticos. Nas primeiras, havia uma relativa liberdade de ir e vir, e uma organização mais semelhante ao que entendemos por democracia. Na segunda, o regime soviético implantou uma ditadura com forte restrição à liberdade.
Ao longo dos anos, até a década de 1990, após a queda do Muro de Berlim, erguido para dividir estas duas grandes porções da nação, foi perceptível que o lado Ocidental, governado pelos aliados, possuía um desenvolvimento muito maior em vários sentidos.
Assim, quando da reunificação, foi necessário que houvesse um reequilíbrio econômico e social, com a instituição de programas que ambicionavam pelo desenvolvimento econômico da região antes sob domínio soviético, bem como com a implantação de reformas administrativas e políticas, capazes de tonar o país, novamente, uma única nação,.