Que tipos de critérios foram utilizados nesse caso para a regionalização?
Preciso de uma resposta rápido
Soluções para a tarefa
Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:
Critérios físicos: criação de regiões unificando áreas com algum elemento físico comum, como:
- clima
- relevo
- vegetação
- hidrografia
Critérios socioeconômicos: baseiam-se na divisão que considera aspectos sociais, como:
- idioma
- distribuição da riqueza
- concentração de renda
- industrialização
- áreas de maior ou menor desenvolvimento
- violência
- geração de emprego
Mapa político com destaque para os 22 países de língua árabe – Norte da África e Oriente Médio.
Critérios religiosos: referem-se à criação de regiões considerando as religiões pelo mundo:
- católicos
- muçulmanos
- judeus
- protestantes
Critérios políticos: tipo de regionalização bastante utilizado na Guerra Fria, com a divisão do mundo, por meio de aspectos políticos ligados à ideologia e aos modos de vida capitalista e socialista, marcada pela existência do Muro de Berlim.
Critério geográfico: considera-se a localização espacial ou algum aspecto da geografia do lugar, como a divisão do continente americano em Américas do Norte, Central e do Sul.
O critério básico utilizado para determinar uma região é que ela constitua uma unidade geográfica e socioeconômica capaz de produzir crescimento autossustentável e não depender exclusivamente do núcleo central.
Regionalização
Para fins de planejamento do desenvolvimento, a regionalização do país é entendida como um agrupamento de departamentos para acelerar o desenvolvimento econômico e social de forma equilibrada. O critério básico utilizado para determinar uma região é que ela constitua uma unidade geográfica e socioeconômica capaz de produzir crescimento autossustentável e não depender exclusivamente do núcleo central. Em relação a todos os aspectos que podem ser considerados, e na necessidade de utilizar, pelo menos nesta etapa, os limites político-administrativos dos departamentos para o uso da base estatística disponível, as regiões foram individualizadas.
Existem dois tipos de regiões geográficas:
- Regiões geográficas formais: é a parcela da superfície terrestre caracterizada por possuir certas características de homogeneidade em relação aos elementos naturais (relevo, clima, solo, etc.)
- Regiões geográficas funcionais: atendem à função desempenhada pelo centro de mais alta hierarquia ou cidade mais importante no que diz respeito à organização de todas as atividades econômicas do referido espaço.
Com a criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 1938, começaram os estudos de planejamento regional no Brasil. No período até o final do século XX, a dinâmica socioterritorial brasileira passou da divisão das cinco regiões históricas: norte, nordeste, leste, sul e sudeste, para uma agregação em quatro, dado o nível de coesão que começaram a mostrar no sul e sudeste especialmente no último terço do século.
Se você quiser ler mais sobre regionalização, você pode ver este link:
https://brainly.com.br/tarefa/41691036
#SPJ2