Que tipo de mudanças a cultura corporal do movimento sofreu na atualidade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O desenvolvimento tecnológico e científico causou uma grande mudança na base da sociedade e por conseqüência na educação. Vivemos hoje na era do conhecimento, que se caracteriza pela rapidez de informações e por transformações que se processam com imensa velocidade.
As informações chegam dos mais variados lugares, através de diferentes veículos, recursos e técnicas, com as mais diversas linguagens como: jornal, rádio, televisão, cinema, outdoor, propaganda, anúncio em site da Internet, e outros. O conhecimento é transitório. O que é verdade agora já não é mais daqui a pouco.
Nesse contexto os meios de comunicação de massa configuram uma nova opção cultural, e garantem fácil acesso às informações permitindo encontros prematuros com diversas culturas inclusive com a cultura corporal de movimento, objeto de interesse deste estudo.
Dentre os meios de comunicação existentes a televisão geralmente é aquele o primeiro contato entre crianças, adolescentes e a prática esportiva. “A televisão associando cores e sons, é um instrumento capaz de ensinar gostos e tendências” (ECO, 2004, p. 330).
Os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as diversas formas de ginástica estão presentes nas programações diárias dos meios de comunicação de massa, influenciando o comportamento, transmitindo valores, fazendo parte do dia-a-dia das pessoas. Aproveitando-se dessa situação, o ensino da educação física pode e deve incluir a vivência dessas modalidades, ampliando as possibilidades de os alunos compreenderem, experimentarem praticarem essas modalidades e outras formas de cultura corporal de movimento.
A televisão desponta como companheira constante de crianças e jovens e é responsável pela transmissão de uma série de informações nem sempre confiáveis e verdadeiras que estes interiorizam e levam para a escola.
A partir daí pode-se de imediato perceber que a relação mídia-cultura corporal de movimento coloca um problema pedagógico imediato para a escola e para a educação física, afinal, a educação é um processo contínuo que gera mudanças nos indivíduos, mas que também sofre modificações de fatores externos.
É evidente a interferência da mídia no âmbito da cultura corporal de movimento, sugerindo diversas práticas corporais, reproduzindo-as, mas também as transformando e constituindo novos modelos de consumo, daí sua influência no campo pedagógico.
Diante disto, o trabalho pedagógico realizado no campo de ação da educação física precisa considerar, da mesma forma que todo o fazer escolar, aquilo que a criança traz como conhecimento produzido no seu cotidiano com as mais diversas experiências, dentre as quais assistir televisão parece ser algo bastante significativo.
Partindo destes pressupostos, este trabalho propõe-se a refletir sobre algumas questões fundamentais que poderão contribuir direta e indiretamente na atuação do profissional ligado á educação física, permitindo que ele se conscientize da importância de seu papel enquanto mediador do processo de formação de seus alunos, agindo de forma intencional e não intuitiva.
Nesta perspectiva, construíram-se as questões que nortearam este trabalho: “Como a mídia, através dos meios de comunicação de massa influenciam na formação humana da cultura corporal de movimento? Quais as possibilidades de articulação entre a educação física escolar e a cultura midiática possibilitando novas propostas pedagógicas?
Este artigo, através de reflexões embasadas em fundamentação teórica e em dados coletados em pesquisas, objetivos:
Constatar como os meios de comunicação influenciam os telespectadores em aspectos relacionados à saúde, esporte e hábitos saudáveis, ou seja, em relação a cultura corporal de movimento;
Averiguar como os professores de educação física podem fazer uso das informações ligadas à cultura corporal veiculadas na mídia e absorvidas pelos alunos em seu trabalho didático;
Detectar qual o meio de comunicação mais comum entre crianças e adolescentes;
Apontar propostas de intervenções do professor de educação física frente à influência da mídia e da televisão quanto à cultura corporal de movimento.
Eu acho que é isso
Resposta:
A ASSERÇÃO I É UMA PROPOSIÇÃO FALSA ,E A II É UMA PROPOSIÇÃO VERDADEIRA.