ENEM, perguntado por alejandra6793, 3 meses atrás

Que tipo de campanha o município de Guarulhos faz pela coleta de lixo eletrônico?​

Soluções para a tarefa

Respondido por ToinhoG45
1

Resposta:

Coleta de lixo eletrônico vira lei em Guarulhos  

A cidade de Guarulhos acaba de ganhar uma Lei especifica que trata de forma séria e consciente a destinação do Lixo Eletrônico. Trata-se da Lei 6.663/2010, de autoria do vereador Eduardo Kamei (PSDB), sancionada pelo prefeito Sebastião Almeida (PT) no início de abril. A nova legislação chega para organizar materiais em desuso, como pilhas, baterias, aparelhos celulares, televisores, entre outros produtos eletrônicos em desuso e que acabavam indo para o lixo comum.  

A Lei determina que a administração municipal faça uso de políticas públicas para o recolhimento correto dos produtos eletrônicos atendendo, principalmente, às normas regulamentadas em âmbitos estadual e federal. A legislação prevê ainda que fabricantes e importadores definam a forma de coleta dos materiais junto ao comércio e às assistências técnicas autorizadas.

 

O vereador Eduardo Kamei (PSDB) considera que o futuro do Planeta está em jogo. Por isso, mesmo que as ações não sejam lucrativas no primeiro momento, os esforços poderão ser contabilizados como positivos em futuro próximo. “É uma questão de conscientização. A coleta seletiva de lixo, por exemplo, até hoje encontra dificuldades de ser implementada e o poder público não atentou para o problema”, afirmou.

 

O diretor de Meio Ambiente da ACE e presidente do Instituto Recicla Cidadão, William Cotrim Paneque, considera positiva a iniciativa do tucano, mas ressalta que é preciso unificar as ações. “A iniciativa no vereador é louvável, mas não vai resolver o problema, já que nós precisamos trabalhar em uma legislação única que contemple a coleta seletiva em sua totalidade”, ressaltou.

 

Paneque é um dos idealizadores da campanha “Doe seu lixo eletrônico”, implementada pela ACE-Guarulhos e o Instituto Recicla Cidadão no final de 2009. Desde então, mais de três toneladas de produtos eletrônicos foram arrecadados.

 

Eduardo Kamei elogiou a iniciativa da entidade. “É excelente a ação, que vai ao encontro de ações que não são somente do Legislativo, mas de uma entidade representativa de nossa cidade. É com a união de esforços que nós precisamos trabalhar, para não gastarmos energia sem efeito prático algum”, disse.

Explicação: Se puder marcar a minha como a melhor eu estou necessitando muito

Perguntas interessantes