que substâncias nao sao digeridas no tubo digestorio
Soluções para a tarefa
Resposta:O aparelho digestivo é formado por uma série de órgãos ocos que formam um tubo tortuoso e comprido que vai da boca ao ânus. O interior do tubo está revestido por uma membrana chamada mucosa. A mucosa da boca, estômago e intestino contém diminutas glândulas que produzem sucos que contribuem para a digestão dos alimentos.
Há outros dois órgãos sólidos com funções digestivas, o fígado e o pâncreas, que produzem sucos que chegam ao intestino através de pequenos canais. Ademais, alguns componentes de outros aparelhos e sistemas (p.ex. os nervos e o sangue) desempenham um papel importante no tubo digestivo.
Por que a digestão é importante?
Quando comemos alimentos como pão, carne e verduras, eles não estão em uma forma que o corpo possa aproveitar para nutrir-se. Os alimentos e bebidas que consumimos devem ser transformados em moléculas menores de nutrientes antes de serem absorvidos para o sangue e transportados às células de todo o corpo. A digestão é o processo mediante o qual os alimentos e bebidas se decompõem em suas partes mais pequenas para que o corpo possa usá-los como fonte de energia e para formar e alimentar as células.
Como os alimentos são digeridos?
A digestão compreende a mistura dos alimentos, sua passagem através do trato digestivo e a decomposição química das moléculas grandes em menores. Começa na boca, quando mastigamos, e termina no intestino delgado. O processo químico varia um pouco de acordo com a classe de alimento.
Passagem dos alimentos através do tubo digestivo
Os órgãos grandes e ocos do aparelho digestivo possuem músculos que permitem que suas paredes se movam. O movimento destas paredes pode impulsionar os alimentos e líquidos e misturar o conteúdo em cada órgão. O movimento típico do esôfago, estômago e intestinos se chama peristaltismo. A ação do peristaltismo se parece a uma onda do mar movendo-se pelo músculo. Começando na parte superior e movendo-se lentamente até a parte inferior do órgão, o músculo começa a contrair-se e relaxar-se. Estas ondas alternadas de contrações e relaxamentos empurram a comida e os líquidos através de cada órgão.
Explicação: