) que semelhanças podem ser apontadas entre as lutas no campo no brasil de hoje e as que existiam na roma antiga?
Soluções para a tarefa
As lutas no campo no Brasil de hoje dizem respeito a má distribuição de terras no Brasil, onde desde o período colonial, nunca foi feito uma reforma agrária, portanto, há a perpetuação da distribuição desigual das terras no Brasil. Na Roma Antiga, as lutas no campo, lideradas pelos irmãos Graco, também estavam relacionadas à reforma agrária, onde os grandes latifúndios estavam apenas nas mãos dos patrícios.
Reforma Agrária no Brasil e na Roma Antiga
Ambas as lutas, tanto na Roma Antiga quanto no Brasil de hoje, estão ligadas à distribuição desigual das terras em seus respectivos territórios, onde em ambos os casos as elites não cederam espaço para o debate e reprimiram os movimentos com violência.
No caso do Brasil, desde seu período colonial, com a distribuição de terras entre donatários com as capitanias e as sesmarias, há uma má distribuição das terras produtivas, sendo elas pertencentes a uma elite latifundiária desde este período até os dias de hoje, pois nunca foi feito uma reforma agrária de fundamento.
Na Roma Antiga, a luta pela reforma agrária diz respeito à expansão territorial romana, onde as terras que os romanos iam conquistando ficavam concentradas nas mãos da nobreza romana, ocupadas pela mão de obra escrava, levando a maioria dos plebeus à extrema pobreza.
Tanto no Brasil, com movimentos como o MST (Movimento Sem Terra) que ocupam terras improdutivas para realizar o papel social que a terra deve cumprir de acordo com a Constituição, quanto a luta dos irmão Graco pela reforma agrária são e foram reprimidos violentamente pelas elites latifundiárias que detém o monopólio dessas terras.
Saiba mais sobre "Reforma Agrária" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/8906859
#SPJ4