Geografia, perguntado por dudasarantes19, 11 meses atrás

que República formaram a lugoslavia em 1945

Soluções para a tarefa

Respondido por dede79
1

Resposta:

Bom vamos lá!!

O petróleo é um recurso mineral formado a partir da decomposição de matéria orgânica como plantas e animais marinhos, processo que leva milhões de anos. É constituído por uma complexa mistura de diferentes substâncias químicas, no mínimo de 200 a 300 compostos, entre estes nitrogênio (0% a 0,5%), enxofre (0% a 6%), oxigênio (0% a 3,5%), alguns metais (principalmente níquel e vanádio) e os hidrocarbonetos (50% a 98%), sendo nitrogênio, enxofre e oxigênio os principais compostos.

O petróleo cru não tem aplicação direta. Sua utilização exige o processo de refino. Derivados como a gasolina e o óleo diesel passaram a ser usados como combustível para os meios de transporte, o que fez com que a substância rapidamente se transformasse na principal fonte da matriz energética mundial. Outros derivados, como a nafta, são aplicados como insumo industrial na fabricação de materiais de construção, embalagens, tintas, fertilizantes, farmacêuticos, plásticos, tecidos sintéticos, gomas de mascar e batons.

Vários produtos são derivados do petróleo, como, por exemplo, parafina, gás natural, GLP, produtos asfálticos, querosene, solventes, óleos combustíveis, óleos lubrificantes, óleo diesel e combustível de aviação. O plástico e a borracha sintética são originados das resinas derivadas do petróleo.

Como a sociedade contemporânea baseia-se no uso de combustíveis fósseis, países que possuem grande quantidade de petróleo, como é o caso do Brasil, da Venezuela e do Oriente Médio, detém o controle da matriz energética mundial, adquirindo importância geopolítica. Devido à sua importância, a posse pelo petróleo gerou sucessivas guerras e crises internacionais ao longo do século 20.

A cadeia produtiva do petróleo e de seus derivados é extremamente agressiva ao meio ambiente, seja na geração de energia elétrica, alimentando as termelétricas, ou no consumo de combustíveis e emissões de gases, contribuindo para o efeito estufa.

Durante o processo de exploração no mar, a probabilidade de ocorrência de vazamentos do óleo é alta, colocando em risco a fauna e a flora aquática. No ano de 2010, o mundo se assustou com o maior desastre ambiental já registrado, ovazamento de petróleo no Golfo do México. Em 20 de abril, a plataforma Deepwater Horizon, de propriedade da empresa petrolífera BP, explodiu matando 11 pessoas, o que iniciou o desastre. Pelo menos 75 milhões de litros de óleo vazaram no Golfo do México, atingindo várias regiões do litoral americano.

Na queima dos derivados, seja para geração ou para utilização nos motores, a emissão de gases é responsável pelo efeito estufa. Desde a assinatura do Protocolo de Kyoto, os maiores países consumidores vêm sendo pressionados a reduzir o volume de emissões. No entanto, países como Estados Unidos se recusam a cumprir as metas estabelecidas.

Atualmente, a busca por fontes alternativas de energia tornou-se mais intensa. O mundo reconheceu que não pode ser dependente de uma matriz energética poluente e não renovável. O gásmetano, mais limpo e barato, encontrado além das jazidas naturais, nos aterros sanitários e nos esgotos, tem se mostrado uma alternativa no setor de transporte, já que libera apenas dióxido de carbono e vapor de água. Os biocombustíveis, como o etanol, fabricados a partir dos vegetais como milho, soja, cana-de-açúcar, mamona, canola, babaçu e cânhamo, já são largamente empregados, principalmente no Brasil. 

Países e empresas podem contar com o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), que permite a compra de “créditos de carbono” de outros países, como o Brasil, adotando projetos que comprovadamente reduzam as emissões de gases de efeito estufa nos setores energético, de transporte e florestal, contemplando o plantio de árvores, mas não a conservação de florestas já existentes.

Perguntas interessantes