que relação se pode estabelecer entre os atos de navegação e a ascensão da Inglaterra a condição de rainha dos Mares
Soluções para a tarefa
Na década de 1640 os Atos de Navegação foram aprovados no Parlamento e deram início à supremacia naval da Inglaterra.
A lei eliminava a existência de intermediários no comércio marítimo inglês, e garantia que a indústria naval britânica florescesse.
A Holanda era um dos maiores exportadores de bens do mundo, recebendo matérias-primas de várias regiões além mar e exportando produtos para países europeus e para outras colônias. Com os Atos de Navegação, esse país se viu fortemente restringido e abatido nas suas relações comerciais.
O fato levou inclusive a uma guerra, entre 1652 e 1654, entre Inglaterra e Holanda. Ao fim os holandeses foram derrotados e tiveram de aceitar a imposição dos Atos de Navegação e da dominância naval inglesa.
A Inglaterra tinha acesso privilegiado às suas colônias.
Outro efeito importante foi o florescimento da indústria naval e bélica no Reino Unido. Com o domínio do comércio marítimo, os britânicos tiveram de investir pesado em sua força naval, o que resultou na maior marinha de guerra do mundo nos séculos 18 e 19.
Apesar de os maiores efeitos terem acontecido nos século 18 e 19, o Reino Unido não teria o seu lugar na economia e política mundial que tem hoje sem a aprovação dessas leis lá no ano de 1651.