História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Que relação se pode estabelecer entre esporte e política nos tempos da Guerra Fria?

Soluções para a tarefa

Respondido por gbrufiniot5bur
78

Alguns acreditam que o esporte seja um espaço para disputa quando não ocorrem as guerras. Inúmeros momentos de disputas e conflitos passaram pelo esporte. O caso da Alemanha Nazista é bem interessante.

 

Hitler conseguiu fazer com que seus oponentes (políticos, econômicos e ideológicos) tratassem a Alemanha como cidadãos do povo alemão, reconhecendo seu modo de agir (o cumprimento ao Führer, por exemplo, num jogo antes da segunda guerra explodir).


No caso da Guerra Fria, como as duas potencias possuíam imenso arsenal bélico, sua competição passou a se dar em outros campos como a corrida espacial e o esporte. Durante a Guerra Fria, o esporte foi o campo onde as disputas podiam realmente acontecer.

 

O pais que ganhasse mais , que tivesse mais conquistas podia provar aos olhos do mundo que era mais preparado, que seus esportistas eram mais fortes, mais rápidos, que seu povo era melhor, tinha os melhores treinamentos. Podia provar que não havia ninguém acima e que seu modo de vida, seus modo de produzir e pensar o mundo era o melhor, afinal, caso vencessem, “olhe o resultado”.

 

Ainda hoje o esporte é um campo de batalha, mesmo que ideológicas, onde os paises provam que suas ações apresentam ótimos resultados.

Perguntas interessantes