Que relação a glicólise tem com a isquemia cardíaca
Soluções para a tarefa
A isquemia miocárdica resulta em um aumento na taxa de glicólise e uma mudança da captação de lactato pelo coração para a produção de lactato.
Isquemia miocárdica
Vários agentes farmacológicos com efeitos anti-isquêmicos demonstrados demonstraram recentemente que atuam estimulando o metabolismo da glicose (ou seja, ranolazina, trimetazidina, l -carnitina e propionil l - carnitina).
Apesar desses resultados encorajadores, a regulação do metabolismo da glicose durante a isquemia permanece pouco compreendida. Embora muitos estudos experimentais tenham abordado as alterações no metabolismo celular que ocorrem durante e após a isquemia, pouco se sabe sobre os efeitos da isquemia no transporte real de glicose para o coração.
Há muito se sabe que a isquemia miocárdica resulta em um aumento na taxa de glicólise e uma mudança da captação de lactato pelo coração para a produção de lactato. A glicose para a glicólise se origina tanto da quebra dos estoques de glicogênio miocárdico quanto da captação de glicose do sangue.
A taxa de captação de glicose pelo coração durante a isquemia depende da gravidade da redução do fluxo sanguíneo. Ela é aumentada com isquemia menos grave, mas diminui com isquemia grave quando a liberação de glicose para o tecido é muito baixa.
De qualquer forma, a isquemia causa consistentemente um grande aumento na extração de glicose do sangue, refletindo uma maior capacidade de transporte de glicose através da membrana do sarcolema.
Mais sobre isquemia miocárdica aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/13585060
#SPJ9