Que razões explicam a descoberta do ouro no Brasil exatamente ao final do século XVII, momento no qual todas as demais atividades econômicas na colônia atravessavam uma profunda crise? Me ajudem por favorrrrr
Soluções para a tarefa
Resposta:
Embora muitos tenham ido para explorar e enriquecer com o ouro, tantos outros se contentaram em criar engenhos e plantações aos arredores das minas, a fim de produzir e comercializar produtos necessários para a própria subsistência dos que trabalhavam com a mineração. Sendo assim, a partir da descoberta do ouro, inúmeros engenhos são criados nas Minas Gerais, comercializando cachaça, açúcar, carne (pois a pecuária também ganhou muito espaço neste período, dado a demanda dos que lá estavam), feijão, dentre outras coisas. Este fator é muito importante, visto que, como abordamos no artigo anterior, as plantações até o momento são única e exclusivamente destinadas a um só produto, ou seja, são o que chamamos de monocultura.
Não sei se você já percebeu, mas até hoje temos no Brasil uma cultura de plantação plural, onde muitas fazendas comercializam diferentes gêneros de produção simultaneamente. Tal movimento começa justamente neste período, com esses engenhos deixando de cultivar apenas uma mercadoria, para produzir diversos produtos simultaneamente. Esse movimento mais tarde, irá se tornar a principal fonte de economia da colônia quando a crise do ouro (1780) passa a tomar conta das Minas Gerais. A crise se dá majoritariamente pelo fato da mineração se tornar escassa e difícil, pois passou a exigir investimento em equipamentos mais pesados. Nesse momento há novamente um grande fluxo de migração para as capitais, por parte dos mineiros que lá viviam.
Explicação: