QUE PROBLEMA DUARTE DA COSTA ENFRETOU DURRANTE SEU GORVENO
Soluções para a tarefa
Aportou na Bahia em março de 1553 com cerca de 200 pessoas, desde funcionários, profissionais, meninas órfãs (que serviam de esposas para os colonos) e Padres Jesuítas, do qual se destaca José de Anchieta. Seu governo foi marcado por diversos combates com os índios, (Recôncavo Baiano), e outras invasões; realizou expedições de exploração (denominada “entradas”), entrou em conflito com o bispado (primeiro bispo D. Pero Fernandes Sardinha) que condenava a escravidão de índios, fato esse que somente foi resolvido com Mem de Sá, o terceiro governador geral do Brasil.
Outro evento importante realizado durante seu governo foi a fundação do Colégio dos Jesuítas na vila de São Paulo, com o apoio dos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, dia 25 de janeiro de 1554. Já no final do período como governador geral, Duarte da Costa tentou combater os franceses em 1555, na baía de Guanabara, no Rio de janeiro, os quais fundaram a “França Antártica”, colônia francesa que durou cinco anos, até a expulsão definitiva no Brasil.
Entretanto, não conseguiu conter essa invasão seja por falta de recursos ou pela hostilidade recebida dos índios Tamoios, que resolveram ficar ao lado dos franceses, uma vez que o governador utilizava da escravização indígena.
Em 1557, Duarte da Costa retorna a Portugal, passando o cargo a Mem de Sá, que governaria nos próximos 15 anos. No geral, o governo de Duarte da Costa foi um período conturbado de forma que enfrentou inúmeras dificuldades que colocaram em risco a manutenção dos domínios lusitanos na colônia
Resposta:
Explicação:
A confederação dos tam
oios