Português, perguntado por MirellaVP, 11 meses atrás

QUE PALAVRA DEFINE ESSE TEXTO??????? PIPOCA OU PIRUÁ Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida Inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem, e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança uma situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: Vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. E, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado.Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A presunção e o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva; não vão dar alegria para ninguém. Temos que sonhar, correr atrás dos nossos objetivos. Idealizar os nossos sonhos, não ter medo de mudanças. Agora escolha: você quer ser como a pipoca ou o piruá?

Soluções para a tarefa

Respondido por pedrotwilightsky
6

A palavra que define esse texto vai depender de que perspectiva você quer tomar sobre ele.

Posso o definir como uma comparação, porque ele compara diretamente tipos de pessoa à pipoca ou à piruá. (seria metáfora se fosse uma comparação indireta, ou seja, se não tivesse termos que evidenciam a comparação - exemplo: "como", "igual a"- ).

Posso o definir como uma provocação, porque ele estimula o leitor a pensar em qual dos dois grupos de pessoa ele se encaixa e, consequentemente, refletir se é esse tipo que ele deseja ser.

Posso o definir como um amadurecimento, porque o texto apresenta um teor de "experiência de vida", no qual as complicações próprias da vida seriam o aumento de temperatura, e as pessoas poderiam ser divididas naquelas que amadurecem e aceitam os eventos ocorridos, mudando com eles e naquelas em que rejeitam as complicações da vida por medo de mudar e aceitar o rumo natural.

Posso o definir como um aconselhamento, porque, apesar do texto indagar o leitor ao final se ele quer ser pipoca ou piruá, a própria maneira de apresentar as duas noções é tendenciosa para o lado da "pipoca", ou seja, o texto tenta aconselhar o leitor de que aceitar as mudanças e complicações da vida é o melhor a se fazer, pois apresenta essa alternativa como algo muito mais desejoso. Provavelmente, a pergunta ao final do texto é para colocar o leitor para aceitar uma das primeiras mudanças da vida: entender que, em alguns momentos, ela exigirá adaptações.

Posso o definir como uma prosa, porque está escrito em frases e parágrafos.

De certa maneira, também posso definir como uma autoajuda, por provocar a pessoa a mudar caso se encaixe melhor na descrição de piruá (tendo em vista que o texto não apresenta como sendo uma alternativa muito boa).

OBS.: De certa maneira, devo dizer que é difícil satisfazer bem essa pergunta, porque ela é abrangente demais.

Perguntas interessantes