Geografia, perguntado por luarafreytas, 11 meses atrás

que países intervieram no comflito do Vietnã e porque? me ajudem :)


luarafreytas: eu não sou muitooo chegada a zap,já faz um ano e maio que não uso zap

Soluções para a tarefa

Respondido por olialycia
0

Resposta:

Explicação:

A Guerra do Vietnã foi um conflito que se estendeu de 1959 a 1975, sendo travado por Vietnã do Norte e Vietnã do Sul pelo controle e a unificação do país. Esse conflito está inserido no contexto de independência do Vietnã, iniciado após a Segunda Guerra Mundial, e teve forte influência da polarização ideológica causada pela Guerra Fria.

Divisão do país

Com a derrota francesa, a independência dos países da Indochina Francesa foi determinada por meio da Conferência de Genebra, em 1954. O Vietnã garantiu a sua independência, mas a divisão estabelecida na Segunda Guerra Mundial foi mantida. Assim, foram criados o Vietnã do Norte, com capital em Hanói, governado por Ho Chi Minh (o fundador do Vietminh); e o Vietnã do Sul, com capital em Saigon, governado por Ngo Dinh Diem.

De 1954 a 1959, houve uma grande escalada na tensão entre os dois países, e, gradativamente, o Vietnã do Norte tomou ações para a invasão do Vietnã do Sul. A ideia era unificar o país sob o regime comunista. Guerrilheiros comunistas (chamados de vietcongues), secretamente instalados no Vietnã do Sul, começaram, a partir de 1957, a realizar uma série de ações para desestabilizar o governo sulista.

Início da Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã começou a formar-se quando o presidente do Vietnã do Norte, Ho Chi Minh, convocou uma “guerra popular” contra o Vietnã do Sul. Assim foram estabelecidas rotas para o sul, para que os guerrilheiros norte-vietnamitas pudessem estabelecer-se no território inimigo. Além disso, o autoritarismo de Ngo Dinh Diem também atraía a insatisfação da população contra si e contribuía para o enfraquecimento do seu país.

Em 1960, um golpe militar contra Diem foi realizado, mas fracassou. Logo após, milhares de pessoas foram aprisionadas e outros milhares fugiram para o Vietnã do Norte. O presidente norte-vietnamita formou a Frente Nacional de Libertação, e, partir de 1961, oficialmente, tropas dos comunistas invadiam o Vietnã do Sul.

É importante ter atenção às datas da Guerra do Vietnã porque, como mencionado, ela se estendeu de 1959 a 1975. É importante pontuar que essa data de início da guerra leva em consideração os primeiros combates travados entre os vietcongues e o exército sul-vietnamita em 1959. Existem historiadores que apontam datas diferentes para o começo do conflito.

Participantes da Guerra do Vietnã

O envolvimento dos Estados Unidos com a Guerra do Vietnã aconteceu durante o governo de Lyndon Johnson.

No que se refere aos participantes a Guerra do Vietnã, foram eles:

Vietnã do Norte

Vietnã do Sul

Estados Unidos

Outras nações, como a Austrália e a Coreia do Sul, enviaram tropas para essa guerra. Os Estados Unidos chegaram a solicitar que o Brasil enviasse suas tropas em cooperação na luta contra os comunistas, mas o presidente militar Humberto Castello Branco não aceitou o pedido norte-americano.

Envolvimento norte-americano na Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã ficou marcada na história pelo envolvimento dos Estados Unidos. O governo norte-americano enviou tropas para o Vietnã entre 1965 e 1973, e a participação do país na guerra foi considerada um desastre completo do ponto de vista militar, da reputação do país e da opinião pública. O envolvimento dos Estados Unidos na guerra foi um efeito da polarização da Guerra Fria.

No contexto asiático, o governo norte-americano aplicou uma ideia conhecida como Teoria do Dominó, na qual se acreditava que se uma nação se transformasse em comunista, outras nações vizinhas também o fariam. Assim, depois da Revolução Chinesa, em 1949, os Estados Unidos intervieram em outras nações asiáticas para evitar que o comunismo se instalasse nelas.

O Vietnã foi uma dessas nações, e o envolvimento norte-americano com o país remonta à Guerra da Indochina, travada contra os colonizadores franceses. Os norte-americanos bancaram ¾ dos gastos dos franceses na guerra e cogitaram intervir para derrotar as tropas do Vietminh, mas acabaram não fazendo isso.

Com a divisão do país, os Estados Unidos deram amplo suporte político para o Vietnã do Sul. Com as relações entre os dois Vietnãs agravando-se, o governo norte-americano enviou conselheiros militares para darem apoio ao governo de Ngo Dinh Diem. Apesar disso, o presidente norte-americano John F. Kennedy decidiu não se envolver diretamente com o conflito.

Foi depois do assassinato de Kennedy que a postura norte-americana em relação ao Vietnã tornou-se mais assertiva. O novo presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, autorizou ataques secretos na trilha usada pelos comunistas que ligava o norte ao sul do Vietnã e autorizou uma ação secreta da CIA no Vietnã do Norte.

O estopim para a entrada norte-americana no conflito foi o Incidente do Golfo de Tonkin, que aconteceu em 1964. Nesse golfo, as embarcações norte-americanas tinham dado suporte para ações anteriores, como a citada ação secreta da CIA. Essas embarcações faziam espionagem das forças norte-vietnamitas.

Perguntas interessantes