Português, perguntado por rauanamsilva6523, 1 ano atrás

Que opinião ele tem quanto ao emprego das palavras seminovo sale e cult?

Soluções para a tarefa

Respondido por eulucioaraujo
40

Olá!


"Seminovo - Já não se fala em carro usado, mas em seminovo. Vendedores adoram. O termo sugere que o carro não é tão velho assim, mesmo que se trate de uma Brasília sem motor. Ou que o câmbio saia na mão do comprador logo depois da primeira curva. É pura técnica de vendas. Vou guardá-lo para elogiar uma amiga que fez plástica. Talvez ela adore ouvir que está "seminova". Mas talvez...

Sale - É a boa e velha liquidação. As lojas dos shoppings devem achar liquidação muito chula. Anunciam em inglês. Sale quer dizer que o estoque encalhou. A grife está liquidando, sim! Não se envergonhe de pedir mais descontos. Pode ser que não seja chique, mas aproveite.

[...]

Cult - Não aguento mais ouvir falar que alguma porcaria é cult. O cult é o brega que ganhou status. O negócio é o seguinte: um bando de intelectuais adora assistir a filmes de terceira, programas de televisão populares e afins. Mas um intelectual não pode revelar que gosta de algo considerado brega. Então diz que é cult. Assim, se pode divertir com bobagens, como qualquer ser humano normal, sem deixar de parecer inteligente. Como conceito, próximo do cult está o trash. É o lixo elogiado. Trash é muito usado para filmes de terror. Um candidato a intelectual jamais confessa que não perde um episódio da série Sexta-feira 13, por exemplo. Ergue o nariz e diz que é trash. [...] Depois, agarra um saquinho de pipoca, senta na primeira fila e grita a cada vez que o Jason ergue o machado."


O autor do fragmento acima considera o emprego das palavras seminovo, sale e cult equivocado e pretensioso.

Segundo ele, "seminovo" apresenta-se na maioria de suas ocorrências como um eufemismo para algum carro ou outro artigo a ser vendido que tenha sido usado por um tempo considerável.

Quanto ao uso da palavra "sale", o autor atribui à necessidade dos comerciantes de anglicizar a expressão "liquidação" para não passar a impressão de que seus estoques encalharam nos depósitos.

Por fim, por "cult", o autor entende alguma prática nua e cruamente considerada brega colocada sob o rótulo de "cult" para dar a licença aos intelectuais de aderir a essas práticas sem ser visto como brega.


Espero ter ajudado, um abraço! :)

Perguntas interessantes