Contabilidade, perguntado por ensinop, 10 meses atrás

Que muitos empresários tem optado por empreender na modalidade ecommerce, isso não é nenhuma novidade. A possibilidade de ter um negócio de sucesso utilizando apenas um computador, sem necessidade de gastar com estrutura física, ou pelo menos uma estrutura pequena, tem atraído muitos empreendedores.
Esta opção de negócio que já vinha ganhando destaque teve um grande impulso na atual situação de pandemia. Segundo uma reportagem publicada por Gabriela Mello no site UOL, a associação de ecommerce ABComm anunciou que devido às medidas de isolamento social, o comércio eletrônico no Brasil cresceu 30% em cinco semanas. Com isso a associação estima que 80 mil novas lojas online tenham sido abertas desde maio de 2020, já o número de clientes com ao menos uma compra pela internet cresceu em quase 1 milhão.
A comercialização pela internet tem sido a salvação de muitos empresários, contudo, é preciso estar atento às particularidades contábeis deste ramo de negócio.

Com base nesse contexto, considere a seguinte situação:

A empresa PerMag Ltda atua no comércio eletrônico na venda de equipamentos de informática e apresentou no mês 03/x0 as seguintes movimentações:
1) No dia 02/03/x0 ocorreu à venda de 12 unidades de mercadoria no valor unitário de R$18,00.
2) No dia 03/03/x0 houve a compra de 35 unidades de mercadoria pelo valor unitário de R$7,50.
3) No dia 06/03/x0 ocorreu a devolução de 7 unidades da compra dia 02/03/x0.
4) No dia 09/03/x0 houve a entrega da mercadoria vendida no dia 02/03/x0 e a devolução de 3, unidades por parte do cliente.

Tendo em vista os dados acima, responda:
a) Quando deve ser reconhecida a receita referente a venda do dia 02/03/x0? Justifique.
b) E no que se refere ao custo da mercadoria vendida, quando deve ser reconhecido?

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
10

Respondendo a cada item do enunciado:

a) Existem diferentes metodologias contabilísticas para o cálculo dos fluxos de valore na empresa. Uma possibilidade, por exemplo, é a atualização dia a dia, com a finalização da conta no final de mês.

Assim, a receita do dia 02/03/x0 pode ser calculada nesse dia mesmo como receita, e no dia 09/03/x0 as mercadorias devolvidas podem ser calculadas como despesas.

b) No próprio dia em que ela foi comprada pela empresa. O saldo no final do mês de todas as operações indica se houve ou não lucro.


querenciaveiculos: NO LINK DO EXERCÍCIO CONSTA ISTO
mhellilan: DEVOLUÇÃO NÃO SERIA DEDUÇÃO DE RECEITA AO INVÉS DE DESPESA!?
lucas1uc45: Esse exercício se refere ao E-comerce, que só conta apos o prazo de devolução.
Respondido por querenciaveiculos
1

Resposta:

Uma dúvida neste modelo que pede no exercício no ecommerce, não seria contabilizado somente após a entrega da mercadoria?

Explicação:


meyrece: Essa também é minha duvida
falecomsodoski: estou em duvida também !!
meyrece: No CPC 47 você consegue alguma coisa lá, agora o CMV eu perguntei o professor e ele não me respondeu ainda.
Perguntas interessantes