Quais motivos levaram Dom Pedro I a abdicar do trono brasileiro a favor do seu filho, Dom Pedro de Alcântara, uma criança de 5 anos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os fatores internos começaram com o fechamento da Constituinte e a outorga da Constituição, na qual foi criado o Poder Moderador, que concedia poder absoluto ao Imperador, o que gerou muitas revoltas contra D. Pedro I, como a Confederação do Equador, que juntava as regiões do Nordeste revoltadas com esse regime.
Explicação:
.
Alguns dos motivos que culminou para abdicação de Dom Pedro I do poder foi a implantação do Poder Moderador, as indiferenças entres brasileiros e os portugueses, além das disputas ideológicas entre liberais e conservadores.
O contexto histórico que norteou a abdicação de D. Pedro I foi a Constituição de 1824 ser outorgada, que acarretou uma série de complicações políticas.
A Constituição de 1824 implementou a divisão dos poderes políticos, formando os quatro poderes, que são: Executivo, Legislativo, Judiciário e o Moderador.
O poder Moderador levantou discordância entre a população. Os liberais repudiavam a grande influência do imperador sobre os outros poderes. Por outro lado, os conservadores aclamavam, pois entendiam que o Poder Moderador garantia a soberania do Estado brasileiro com a figura pessoal do monarca.
Além da relações conturbadas entre políticos conservadores e liberais, teve também a rivalidade entre brasileiros e portugueses. Todos esses fatores culminaram na abdicação do imperador, que ocorreu em 07 de abril de 1831.
Para mais informações, acesse:
Constituição de 1824: https://brainly.com.br/tarefa/20046616