Que mudança política passou a ser defendida pelas classes médias urbanas?
No século XIX
Soluções para a tarefa
As classes médias urbanas viam a Monarquia como o símbolo máximo do atraso econômico, político e social do Brasil, defendendo o fim da Monarquia e a proclamação da República como soluções.
A mudança política defendida pelas classes médias urbanas era a instauração da República. A classe média urbana era formada por profissionais liberais como médicos, jornalistas, professores e advogados, além dos comerciantes.
O movimento republicano brasileiro
Além da classe média urbana, outros grupos sociais passaram a apoiar o movimento republicano, que passou a ter força no Brasil com a publicação do Manifesto Republicano, no ano de 1870.
O fortalecimento de militares após a Guerra do Paraguai e a reivindicação por mais participação política, a questão abolicionista, a influência dos cafeicultores do oeste paulista e a retirada do apoio político da Igreja e dos cafeicultores do Vale do Paraíba, contribuíram para o enfraquecimento do império e para a adesão de novos grupos aos ideais republicanos.
A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889, com o golpe de Estado sobre o imperador e a instituição da República pelo Marechal Deodoro da Fonseca.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a mudança política defendida pelas classes médias urbanas no século XIX em: https://brainly.com.br/tarefa/39521023