Sociologia, perguntado por PrincessPiink, 1 ano atrás

Que movimentos sociais existentes no seu bairro ou na sua cidade você conhece? Quais são suas características? Quais são seus modos de organização e táticas de mobilização? No que diferem dos 'rolezinhos'?

Soluções para a tarefa

Respondido por Anonymous017
161

Rolezinhos pode ser interpretado de diversas formas, tanto pra se divertir no fim de semana ou como diziam a um tempo atrás, para fazer assaltos e arrastões, mas na minha cidade tem movimento LGBT, que é mais organizado como passeata, tem marcha da maconha que é passeata também e um dia livre pra fumar maconha, então esse pode ser considerado mais pra ''diversão'' de alguns, também teve um movimento mobilizado por ''estudantes'' que ocuparam alguns colégios no Estado do Paraná e vários ficaram sem aulas e sem falar que teve vários casos de gravidez nesse ''movimento'', então esse último foi horrível pelo fato de mal ter uma proposta e argumentos e ter deixado vários sem aula e outras coisas.


PrincessPiink: Muito Obg :3
Anonymous017: ^^
Respondido por rebeccapearson
1

Movimentos sociais são ações formadas por indivíduos em grupos que estão defendendo, demandando ou lutando por causas sociais e ou políticas. Nestas ações, os direitos e desejos são expressos e exigidos pela população. Este direito está assegurado pelo artigo quinto da Constituição Federal de 1988.  

Existem várias formas de se manifestar, como fazer protestos, marchas, greves etc. Logo, há dois tipos de movimentos sociais, que são: conjunturais (se pedem demandas específicas e são de curto prazo) e estruturais (são de longo prazo).

É muito difícil chegar a um consenso sobre todas as características, modos de organização e táticas dos movimentos sociais, pois há diferentes pensamentos na sociologia e filosofia. Porém, existe uma convergência que é sobre constatar as tensões socias e a momentânea ruptura de mudança social.

Um resumo sobre como os movimentos sociais surgiram, seu funcionamento e exemplos

No fim do século XIX para o XX, sindicatos foram institucionalizados como coletivos que defendiam os trabalhadores da exploração patronal (dos patrões) inspirados em ideias marxistas.

Em 1960, devido aos problemas deixados pela Segunda Guerra Mundial e polarização em relação à Guerra Fria, coletivos novos, ações e movimentos apareceram em todo mundo. Como alguns exemplos, nos Estados Unidos e África do Sul houve movimentos da população negra contra a segregação racial. No Brasil, na época do regime militar, principalmente nos anos 70, movimentos contrários ganharam força.

O funcionamento dos movimentos sociais são diversos, porém existem características comuns à eles, que são: constituídos por vários grupos que lutam por uma mesma causa; quando querem restruturações sociais e direitos iguais; alguns que eclodem de movimentos de rebelião e massa.

Exemplos de movimentos sociais

  • Movimento dos trabalhadores rurais sem terra - MST
  • Movimento dos trabalhadores sem teto - MTST
  • Movimentos feministas - Me too
  • Movimentos antirracistas - Black Lives Matter
  • Movimentos de luta contra a homofobia e transfobia - LGBTQIA+
  • Movimentos ambientalistas - Greenpeace e WWF

O que são rolezinhos?

Rolezinho é um gíria brasileira diminutiva de rolê usada para um pequeno passeio feito entre amigos, o chamado "dar uma volta". Esta volta pode ser feita em shoopings, praças, parques.

Os rolezinhos não são movimentos sociais, pois não visam a mudança de estruturas da sociedade e sim a diversão entre amigos.

Entenda mais sobre movimentos sociais em: https://brainly.com.br/tarefa/25269435

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes