Português, perguntado por amandaraissa134, 10 meses atrás

que metafóras foram utilizadas ? para representarem o que afinal?

Soluções para a tarefa

Respondido por yuri15763
1

Resposta:

Figuras de linguagem são ferramentas de comunicação que facilitam a transmissão de uma ideia a outras pessoas. Um dos recursos mais usados é o da comparação, explícita ou não, com a qual se pode analisar diferenças e semelhanças.

No caso das comparações por semelhança, a metáfora é uma figura de linguagem muito utilizada em textos técnicos e literários, bem como em expressões cotidianas. Ela ajuda a conferir riqueza e personalidade aos conteúdos, sejam eles informativos ou humorísticos.

A seguir, entenda o que é metáfora e como nós aplicamos esse conceito nos textos e em nosso dia a dia. Vem com a gente!

Conceito de metáfora

Do latim, Metáfora significa algo (meta) sem sentido (phora) e é traduzida como transposição — no caso, transposição de sentido. Ela é uma das figuras de linguagem de comparação subjetiva, que preza pela aproximação de duas coisas, seres ou entidades diferentes a partir de uma característica semelhante entre elas.

De poetas e grandes romancistas a palestrantes e formadores de opinião, o uso da linguagem metafórica se mostra uma forma eficaz de aprimorar a fala e a escrita, evidenciando pontos, características e ideias, as quais se pretende fixar na mente dos ouvintes e dos leitores.

Apesar de ser uma comparação, esta não é explícita, pois não apresenta conectivo em sua construção. A metáfora se constrói com a escolha de dois termos, um em seu sentido literal (ao qual a referência é feita) e outro no sentido figurado (por meio do qual se refere ao primeiro). Assim, o que os une é uma característica do segundo termo sendo aplicada ao primeiro.

Há também a possibilidade de substituir o termo por seu semelhante figurado. Em um texto poético, por exemplo, poderia aparecer a seguinte frase: “Aqueles diamantes olhavam para mim fixamente.” Essa seria a chamada metáfora por excelência.

A linguagem metafórica é constituída por três elementos essenciais:

Teor — se refere ao termo literal da metáfora;

Veículo — se refere ao termo figurativo e à força expressiva da metáfora;

Fundação — a relação entre o teor e o veículo.

Perguntas interessantes