Filosofia, perguntado por Guilhermeudyhx7907, 1 ano atrás


01_ Caracterizem o período denominado como “A Baixa Idade Média” (século XI ao XV), onde se passa o filme, bem como o “Movimento Renascentista” representado no filme pelo monge franciscano William de Baskerville, que adota uma postura humanista e racional e consegue desvendar a verdade por trás dos crimes cometidos no mosteiro.


02_ A Teologia cristã atua de forma bem clara e evidente na sociedade medieval para efetuar a dominação, fundamentada na ideologia do respeito ao sagrado, na adoração de um ser supremo e perfeito; Deus. Agindo assim, a Igreja Católica procura arrebatar todas “as ovelhas possíveis “e as que por ventura se desviarem, serão purificadas pelo fogo (Inquisição). Essa ideologia é levada aos extremos. O personagem que se encaixa nessa análise seria a figura de Bernado Gui, que age cegamente para defender a unidade da igreja e a manutenção da ordem da verdade absoluta. Identifique no filme formas às quais a “Santa I

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
11

01- No filme " O nome da Rosa", o personagem William de Baskerville é um membro da igreja e portanto, um conhecedor das imposições da instituição religiosa. William usa esses conhecimentos para fazer a análise e desvendar os crimes cometidos no mosteiro onde se passa o filme. Baskerville usa os princípios do humanismo que diz que o homem tem capacidade de solucionar os problemas do mundo, sem recorrer exclusivamente a bíblia.


02- A igreja, para não ser questionada, nem dominada por conhecimentos exteriores, acabava proibindo que as pessoas tivessem contato com obras dos antigos gregos. O filme explora a questão das proibições da igreja, destacando os mecanismos empregados pelos inquisidores para coibir qualquer possível questionamento ou ameaça a igreja.


Perguntas interessantes