Que hormônios atuam no nascimento dos bebês e na reprodução do leite materno?
Soluções para a tarefa
Resposta: são a ocitocina e a prolactina.
olha a explicação ficou muito grande mais espero que cosiga entender tudo direitinho, marca como melhor resposta por favor, demorei muito tempo pra escrever tudo isso, se puder agradeço.
Explicação: Ocitocina é um hormônio produzido nos núcleos paraventricular e supra-óptico localizados no hipotálamo, a ocitocina é liberado para a corrente sanguínea, para então realizar suas ações.
Durante a gestação, especialmente no final da mesma, há um aumento do número de receptores de ocitocina no miométrio (a camada de musculatura lisa uterina). Isso ocorre pois uma das ações da ocitocina é aumentar a contração da musculatura uterina, e, sendo assim, quando a mulher inicia o trabalho de parto, a ação da ocitocina é de suma importância. Sendo assim, quando se aproxima o momento do parto, ocorre uma distensão do colo uterino. Essa distensão do colo uterino é um dos estímulos para a secreção da ocitocina. Uma vez liberada, ela realiza o “seu papel”, aumentando a contração do miométrio. Além disso, promove secreção de prostaglandinas que amolecem o colo uterino. E, além dessas ações desempenhadas pela própria ocitocina, ela também provoca alteração nos hormônios progesterona e estrogênio. Ao fim da gravidez, com o aumento do número de receptores de ocitocina no miométrio, aumentando, portanto, a ação da mesma, há também um aumento de estrogênio. A importância disso é que o estrogênio colabora com a ação da ocitocina, uma vez que estimula ainda mais o aumento dos receptores para ocitocina no miométrio, além de sensibilizar a musculatura a ação da ocitocina.
Prolactina:Após a formação da placenta, ocorre aumento dos níveis hormonais de progesterona e estrogênio, que auxiliam no desenvolvimento físico da mama. Além disso, esses hormônios citados anteriormente são um estimulo à produção de prolactina. Atuam no hipotálamo, estimulando a produção de PRH (Hormônio liberador de Prolactina), que, por sua vez, atua nas células lactotróficas da adeno-hipófise, que então produzem a prolactina. Porém, durante a gestação, a prolactina não atua produzindo leite, pois seu efeito lactogênico é inibido pela progesterona e pelo estrogênio. Então, durante a gestação, a prolactina possui efeito mamogênico, ou seja, atua auxiliando o desenvolvimento da mama.