Filosofia, perguntado por Usuário anônimo, 7 meses atrás

que forma de governo foi definida por Platão ?

me ajuda pfvr e urgente​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriel1331100
0

Resposta:

não seii foi mallll

Explicação:

nao me critique

Respondido por ruanmatadorr
2

Resposta:

A conclusão apresentada pelo autor, com base em três obras de Platão (A República, O Político e Das Leis), é que o filósofo grego considerava três formas de governo corrompidas a três ideais, ou seja, a monarquia, a aristocracia e a (boa) democracia, nesta ordem de preferência, são as formas adequadas, enquanto que a (má) democracia, a oligarquia e a tirania, são as que devem ser evitadas, sendo a tirania a pior das formas de governo e a democracia a pior das melhores e a melhor da piores.

Ainda, de acordo com a teoria platônica os conflitos de gerações são os responsáveis pelas transformações dos governos, em virtude de uma nova postura diante da satisfação de três categorias de necessidades humanas: as essenciais, as supérfluas e as ilícitas.

Quanto aos critérios adotados para a definição das formas boas e más, Platão estabeleceu o seguinte paradigma: violência ou consenso, legalidade ou ilegalidade, em que a boa forma de governo está baseada no consenso e na legalidade.

IV - ARISTÓTELES (384 – 322 a.C.)

A análise do pensamento aristotélico está baseado no livro Política, que coloca um importante conceito de constituição: A constituição é a estrutura que dá ordem à cidade, determinando o funcionamento de todos os cargos públicos e sobretudo da autoridade soberana.

A idéia de Aristóteles quanto às formas boas e más de governo são idênticas à de Platão (monarquia, aristocracia e politia (as boas) e democracia, oligarquia e tirania (as más). Diverge, porém, no que se refere aos critérios e às causas das suas transformações. Para Aristóteles, o que distingue o bom do mau governo é se o governante visa ao interesse comum (bom governo) ou se ao próprio interesse (mau governo). A degeneração de uma forma boa dará lugar a outra ruim, que por sua vez se transformará, dando lugar à seguinte virtuosa, e assim por diante.

Importante a contribuição desse filósofo para uma das forma atuais de governo, presente especialmente no ocidente, quando analisa combinações de governos, como por exemplo, da democracia com a oligarquia, ao qual denominou de politia (política), com o seguinte conceito: é um regime em que a união dos ricos e dos pobres deveria remediar a causa mais importante de tensão em todas as sociedades – a luta dos que não possuem contra os proprietários. É o regime mais propício para assegurar a “paz social”. Essa formulação foi melhor desenvolvida por Políbio, com o nome de governo misto.

V - POLÍBIO (século II a.C.)

A contribuição de Políbio veio do livro História, obra de

Explicação:


ruanmatadorr: conclusão apresentada pelo autor, com base em três obras de Platão (A República, O Político e Das Leis), é que o filósofo grego considerava três formas de governo corrompidas a três ideais, ou seja, a monarquia, a aristocracia e a (boa) democracia, nesta ordem de preferência, são as formas adequadas, enquanto que a (má) democracia, a oligarquia e a tirania, são as que devem ser evitadas, sendo a tirania a pior das formas de governo e a democracia a pior das melhores e a melhor da piores.
ruanmatadorr: pra você também (to you too)
Perguntas interessantes