História, perguntado por anonimo632, 6 meses atrás

que fez o império acadiano acabar?​

Soluções para a tarefa

Respondido por mateus6868
1

Resposta:

O império criado por Sargão desmoronou após dois séculos, em 2154 a.C., em consequência de revoltas internas e dos ataques dos gútios, nômades originários dos montes Zagros

Respondido por umailudidauwu
0

Resposta:

Império Acádio (também chamado Império Acadiano) foi o primeiro império da Mesopotâmia, centrado na cidade de Acádia e sua região circundante, que a Bíblia também chamava de "Acádia". Liderados pelo rei Sargão I, os acádios herdaram costumes, cultura e também a escrita cuneiforme dos sumérios.

O período acadiano é geralmente datado de c. 2334 até c. 2154 a.C

O império caiu talvez no século XXII a.C., 180 anos após sua fundação, dando início a uma "Idade das Trevas", sem nenhuma autoridade imperial proeminente até o surgimento da Terceira Dinastia de Ur. A estrutura política da região pode ter voltado ao status quo anterior de governança local, através das cidades-Estados.

Por volta de 2150 a.C., os gútios conquistaram a civilização sumério-acadiana. O domínio intermitente dos gútios durou um século, sendo substituído no século seguinte ( 2100–1950 a.C.) por uma dinastia proveniente da cidade-estado de Ur.

O império criado por Sargão desmoronou após dois séculos, em 2154 a.C., em consequência de revoltas internas e dos ataques dos gútios, nômades originários dos montes Zagros, no Alto do Tigre, que investiam contra as regiões urbanizadas, uma vez que a sedentarização das populações do Oriente Médio lhes dificultava a caça e o pastoreio.

Espero ter ajudado :3

Bons estudos

Perguntas interessantes