Biologia, perguntado por helenkariny78, 10 meses atrás

como se dá ainteraçao dos sistemas entre si​

Soluções para a tarefa

Respondido por ynilorak
1

Colega... se prepara que ai vem coisa, se quiser fazer um resumo.. aconselho

O nosso organismo se constitui de diversos sistemas corpóreos. São eles: sistema digestório, o respiratório, o circulatório, o excretor, o nervoso, o locomotor, o reprodutor e o endócrino. Nas pessoas saudáveis, eles devem funcionar, em total sincronia, como numa linha de produção.

Sistema Endócrino e Nervoso:

Os sistemas endócrino e nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais. Enquanto as mensagens nervosas são de natureza eletroquímica, as mensagens transmitidas pelo sistema endócrino têm natureza química – os Hormônios. São substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que se distribuem pelo sangue, modificando o funcionamento de outros órgãos, denominados órgãos-alvo.

Depois que um hormônio é liberado na corrente sanguínea, não há como apressar sua remoção; ele continua agindo enquanto estiver circulando.

Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Frequentemente, o sistema nervoso interage com o endócrino, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação.

Sistema digestório e sanguíneo

Para começar, a digestão. De forma sucinta, esta se inicia na boca, onde o alimento é cortado, mastigado e triturado. Em seguida, vai para faringe e desce, pelo esôfago, até o estômago. Nesse local, ocorre uma grande transformação, pois o alimento sofre a ação de enzimas e sucos gástricos, para ser "quebrado" em partículas menores. Depois, segue para o intestino delgado, onde a digestão é finalizada.

Os resíduos vão ao intestino grosso e são eliminados pelo ânus. Ao contrário, os nutrientes são absorvidos no intestino delgado e caem na circulação sanguínea. Aí está a primeira interdependência a ser apontada: é necessário que ocorra a ingestão de nutrientes (os mais variados e equilibrados) para que estes sejam levados, através da circulação sanguínea, a todas as células de nosso corpo, de modo que elas, as células, tenham condições de exercer as suas respectivas funções.

Sistema tegumentar e esquelético

O corpo humano é composto por vários sistemas que cooperam entre si, a fim de manter a saúde, proteger contra doenças e permitir a reprodução da espécie.

Para termos uma ideia, vamos considerar como dois sistemas do corpo cooperam entre si: o sistema tegumentar e esquelético. O sistema tegumentar é formado pela pele, pelos e unhas, sendo o responsável pela proteção de todos os sistemas do corpo, incluindo o sistema ósseo, por meio da barreira entre o ambiente externo e os tecidos e os órgãos internos. Por sua vez, o sistema esquelético fornece sustentação para o sistema tegumentar.

Sistema reprodutor e circulatório

Por fim, para os sistemas reprodutores (masculino e feminino) funcionarem adequadamente é necessário, além dos nutrientes, que a circulação ocorra perfeitamente, pois ela é responsável pela grande irrigação dos corpos cavernosos do pênis, originando assim a ereção. Também na mulher ocorre uma grande vascularização e a ereção do clitóris.

Para existir o desejo, os sentidos são estimulados, recebendo informações que são mandadas ao cérebro e decodificadas. A partir daí, os hormônios são lançados no sangue. As diferentes sensações são percebidas através do sistema nervoso provocando reações no organismo: aumenta o ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos. Tudo isto resulta em grandes sensações de prazer que favorecem a perpetuação da espécie.

Perguntas interessantes