Que fatores foram responsáveis pelo aumento das tensões
políticas entre as colônias britânicas e a metrópole, na segunda metade do século XVIII?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Lei do Açúcar (1764): alta taxação do açúcar e de seus derivados, sobretudo do melaço. Essas medidas buscavam inibir o contrabando do açúcar que não fosse proveniente das Antilhas Britânicas.
A lei do Selo (1765): a Inglaterra ordenou que todo documento oficial, jornais, livros, certidões, que circulassem na Colônia, fossem selados. Essa selagem implicava no pagamento de taxas à metrópole.
A lei do Chá (1767): estabeleceu impostos elevados para esse produto, que por sinal era bastante consumido pelos colonos.
Leis Intoleráveis (1774): a Coroa Inglesa fechou o Porto de Boston e ocupou militarmente a colônia de Massachussetts.
Revoltados, os colonos não aceitaram as imposições adotadas pela Coroa Inglesa. Nesse clima de insatisfação e revolta entre os colonos, surgiram os ideais libertários influenciados pelos pensadores iluministas. Conscientes de sua força, recusaram-se a pagar as taxas e fizeram vista grossa aos produtos taxados. A Inglaterra não estava disposta a negociar e o embate entre os colonos e a metrópole foi inevitável. Esses fatores desencadearam a guerra da independência das 13 colônias inglesas.
O aumento das tensões entre colônias britânicas e a metrópole, no decorrer do século XVIII ocorreu quando os Ingleses ampliaram a cobrança de impostos sob a colônia, a fim de que as treze colônias representassem um mercado consumidor unicamente atrelado à Inglaterra.
As tensões entre a metrópole e as colônias inglesas
Esse cenário de intensificação dos impostos fez com que as colônias passassem a apresentar sinais de revolta frente aos abusos. Assim, somado aos ideais iluministas emergentes, os colonos reuniram-se e iniciaram a guerra contra a colônia, a qual durou cinco anos.
Saiba mais sobre as tensões entre metrópole e colônia inglesa em: https://brainly.com.br/tarefa/9261077
#SPJ2