que fatores foram responsáveis para que se instaurasse a crise do sistema feudal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução ao tema
Explicação:
Houve uma crise no século 14, de ordem econômica, política, social e cultural. Essa crise foi sentida nos países ao norte da Eu ropa, e marcou o fim do período medieval.
O final da chamada Idade Média é visto ora como um momento de crise, ora como uma etapa fundamental para a transformação da sociedade, marcada pela passagem do sistema de produção feudal para o sistema capitalista, e culminando no surgimento dos Estados Modernos.
Diante da expansão econômica característica dos séculos 12 e 13, tidos como o período de ouro do sistema feudal, os séculos 14 e 15 são avaliados como o momento de depressão e de retração na produtividade.
As causas e os limites que explicam essa recessão são vários, mas três fatores são sempre destacados pelos historiadores:
• A fome: das crises sucessivas na produção agrícola, contando, também, com obstáculos sociais à expansão da produtividade; multiplicação das explo rações camponesas. Essa crise na produção agrícola também esteve ligada a uma alteração climática. Crescente mobilidade geográfica para as cidades.
• A peste: a peste acirrou a tensão en tre as classes sociais. Os ricos acusavam os pobres de terem propa gado o contágio e os pobres censuravam os ricos por só cuidarem de si mesmos. Houve a obri gatoriedade de se trabalhar, os salários foram congelados e a mendicância foi proibida aos homens aptos para o trabalho. Com as pessoas fugindo da peste, provocou o êxodo e o desenraizamento de suas comunidades originais.
• A guerra: A Guerra dos Cem Anos abrangeu uma série de conflitos diferentes, envolvendo as regiões da França, da Inglaterra e de Navarra. Teve uma dupla motivação: uma disputa territorial, com a possessão da região da Guiena pelos franceses, e uma disputa dinástica, cujo início foi a morte de Felipe, o Belo, último rei da linhagem capetíngia, no ano de 1328.