Que fatores explicam o predomínio de baixa altitude no relevo brasileiro?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As baixas altitudes dos relevos brasileiros são devido ao Brasil estar situado sobre uma enorme placa tectônica onde não há choque com outras placas, que originam os chamados dobramentos modernos, que resultam do movimento de colisão entre placas, onde uma empurra a outra chamado movimento convergente.
O relevo do Brasil tem formação muito antiga, resultando principalmente de atividades internas do planeta Terra e de vários ciclos climáticos. Apresenta diversos planaltos, planícies e depressões, decorrentes das formações da litosfera no Brasil.
O Brasil é um país de altitudes modestas: cerca de 40% do seu território encontra-se abaixo de 200 m de altitude, 45% entre 200 e 600 m, e 12%, entre 600 e 900 m.[carece de fontes] O território não apresenta grandes formações montanhosas, pois não existe nenhum dobramento moderno em seu território.
Os pontos mais altos do relevo brasileiro (que, no geral, é marcado por baixas altitudes) são: o Pico da Neblina (com 2995,3 metros de altitude)[1] e o Pico 31 de Março (com 2974,18 m. de altitude).[2][3]
Espero ter ajudado, bons estudos!!(◍•ᴗ•◍)✧*。