História, perguntado por Jesusgunner, 1 ano atrás

Que fatores contribuíram para o sucesso da agroindústria do açúcar no nordeste?

Soluções para a tarefa

Respondido por Aristócles
8
Meu caro, não podemos generalizar o sucesso açucareiro do Nordeste como um todo, afinal, apenas as capitanias de Pernambuco e Bahia conseguiram prosperar do período pré-colonial para o período colonial em si. Havia uma série de fatores, como problemas financeiros, falta de administração e ordem, constantes ataques de índios que fizeram que outras capitanias do Brasil não prosperassem economicamente, mas como já disse não foi o caso de Pernambuco e Bahia que conseguiram o sucesso lucrativo com o açúcar.
Vale lembrar agora, que o Nordeste em relação ao restante do Brasil possui algumas particularidades que influenciaram o sucesso regional, como por exemplo, o vasto litoral, o solo propício ao plantio da cana, o clima, e o principal dente todos os outros, a proximidade dos portos de Recife e Salvador de Portugal, a Metrópole colonizadora que arrecadava o açúcar e vendia para o resto da Europa. São esses alguns dos fatores que favoreceram o sucesso da cana nessas regiões que eu citei, existem particularidades ainda maiores que ficaria horas digitando aqui, como por exemplo, o fato de Salvador ser a capital até 1763, a administração de Maurício de Nassau durante as invasões holandesas no Nordeste, em Recife... Entre muitos outros. Abraços.

Jesusgunner: Obrigado ⚓
Aristócles: Disponha, meu querido. Se precisar de informações mais detalhadas, me passa um E-mail que eu te mando uns textos que eu tenho aqui da minha faculdade! Abraços!
Perguntas interessantes