Português, perguntado por blackbear48, 1 ano atrás

Que evidências textuais comprovam tratar-se de uma carta pessoal?​

Soluções para a tarefa

Respondido por DanielNeves18
5

A presença de aspectos narrativos ou descritivos.

Respondido por chokito8
5

A carta pessoal pode ser escrite de forma flexível. Essa flexibilidade aparece nas palavras utilizadas, na presença de linguagem coloquial ( informal ) que demonstra um certo apreço pela pessoa para quem está sendo enviada. Sem a linguagem coloquial, a carta pessoal pode revelar mais detalhes do relacionamento entre as pessoas que estão dialogando, causando a impressão de pouca proximidade.

Algo que é bem comum, é a estrutura variar entre Pequeno e Médio. Tamanhos menores que estes — como uma simples frase um pouco mais extensa — não são consideradas cartas pessoais, estes são bilhetes.

Mesmo que haja flexibilidade neste tipo de carta, ainda existe uma padronização necessária para sua oficialização, que se encontra em sua estrutura. São necessários local e data escritos na direita, vocativo — chamativo, que chama a pessoa para ler o que está escrito, Ex: Amado amigo, [...] — corpo do texto — que seria a informação que você quer passar — despedida e assinatura.

Vale lembrar que o Vocativo também é variável dependendo do grau de intimidade, assim como a despedida. Na parte da assinatura, também dependendo do grau de intimidade, pode variar entre apenas o primeiro nome — ou apelido — e o nome completo.

Outro detalhe muito importante da carta pessoal, são as abreviações de observação caso você tenha esquecido de mencionar algo no corpo do texto.

Ex: Ps: E eu ainda quero aquele bolo que você me prometeu!

Por sua vez, a sigla "Ps" se origina do verbo latino "Post Scribere", que significa "escrever depois". Também se pode usar a abreviação Obs, para fazer observações.

Perguntas interessantes