os interruptores brilham no escuro graças a uma substancia chamada sulfeto de zinco é (ZnS), que tem a propriedade de emitir um brilho amarelo esverdeado depois de exposta á luz. O sulfeto de zinco é um composto fosforescente ao absorverem partículas luminosas, os elétrons são estimulados e afastados para longe do núcleo. Quando vocẽ desliga o interruptor, o estimulo acaba e os elétrons retornam, aos poucos, para seus lugares de origem, liberando seu excesso de energia na forma de fótons . Daí a luminosense. A partir das informações do texto pode se concluir que o melhor modelo atômico que representa o funcionamento dos interruptore no escuro é o de ?
Soluções para a tarefa
Resposta: o melhor modelo atômico pra definir isso é o de Ruterförd-Böhr
Explicação: Quando um elétron recebe algum tipo de energia externa, ele "salta" pra um nível mais energético. Depois que o elétron recebe essa energia externa ele volta pra seu nível de origem, ele libera uma energia na forma de luz
Espero ajudar ;)
O melhor modelo atômico pra definir isso é o de Ruterförd-Böhr.
O modelo de Rutherford é marcado pela existência de um núcleo infinitamente pequeno onde elétrons livres transitam em sua volta em orbita circular, o que ficou chamado popularmente de "Sistema Solar".
Dessa forma, a analogia ocorre em relação aos planetas que giram ao redor do sol.
Nesse sentido, para chegar a esse modelo ele fez um experiência onde um feixe de radiação alfa atravessar uma fina placa de ouro.
Com isso, ele concluiu que parte da radiação atravessava a placa, parte era desviada e parte era refletida, o que o fez concluir a existência de espaço entre átomos.