Que diz Hume? Por que ele termina o primeiro período da metafísica?
Soluções para a tarefa
A metafísica é a investigação da existência e da essência da realidade em seus múltiplos aspectos. Investiga os fundamentos, os princípios e as causas de todas as coisas e o Ser íntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são.
Hume termina o primeiro período da metafísica, porque colocou em questão os princípios e os conceitos metafísicos como: substância, alma, matéria, causa-efeito, forma, e outros, afirmando que seus pressupostos não eram ideias que tínhamos “impressas” em nossas mentes, mas resultado de hábitos mentais, de repetições constantes do que observamos na natureza.
Assim, conceitos metafísicos seriam apenas conceitos que povoam nossas mentes, fruto da associação de ideias e resultantes de percepções, sem nenhum fundamento real.
Hume escreve: “Esta é, na verdade, a objeção mais justa e mais aceitável contra uma parte considerável da metafísica que não forma propriamente uma ciência, mas brota tanto pelos esforços estéreis da vaidade humana que queira penetrar em recintos totalmente inacessíveis à inteligência humana, como pelos artifícios das superstições populares que, incapazes de se defenderem lealmente, arquitetam essas sarças emaranhadas, para cobrir e proteger suas fraquezas”
Bons estudos!