Que diferenças econômicas podem ser apontadas entre as fases Paleoíndigena e Arcaica da chamada “Pré-História da Amazônia”?
Soluções para a tarefa
Paleoindígena
Foi o período em que a maioria dos povos nas americas ainda era nomade...vivia migrando em busca de alimentos, coletando frutos nas árvores e caçando animais da chamada megafauna (mastrodontes, bisontentes, cervídeos e camelídeos, antigos cavalos, elefantes, preguiças, tatus gigantes, antas, tigre-dente-de-sabre, etc). Esse período teria ocorrido por volta de 11.000 a.C. a 8.500 a.C. As populações paleoindígenas da América do Sul tinham hábitos culturais e econômicos diferenciados dos povos da América do Norte, pois viviam quase exclusivamente da coleta de moluscos, pesca, frutos e caça de pequenos animais da fauna Amazônica. Esses nômades paleoindígenas habitavam grutas e cavernas.
Esses fatos podem ser comprovados a partir das descobertas arqueológicas feitas em Monte Alegre, no Pará (pontas de lanças encontradas na caverna de Pedra Pintada).
Arcaica: Há um período de mil anos de transição da fase Paleoindígena para a Arcaica. A Arqueologia mostra-nos que essa fase foi a de descoberta das técnicas de cultivo da agricultura, principalmente na várzea amazônica.
Agricultura e sedenterização – Já no período Arcaico, as populações buscavam novos meios de subsistência, e a caça não era considerada a principal fonte alimentar. Com a descoberta da agricultura, ocorreu a sedentarização e, como conseqüência, surgiram diversificações no modo de produção dos meios de sobrevivência, assim como foram elaboradas novas condições materiais de existência tais como: organização política, religiosa, social e econômica.
A comprovação de tudo isso foi feita por pesquisadores no Baixo Amazonas, costa da Guiana, Orenoco e Tapeirinha (Pará) com a identificação de sambaquis (depósitos de conchas enterrados nas margens dos rios).