História, perguntado por Usuário anônimo, 5 meses atrás

Que diferença havia, no plano eclesiástico, entre o Império Romano do Ocidente e do Oriente?

(Roma antiga)
(Urgente!!!)

Soluções para a tarefa

Respondido por arturbrlgl1234
2

Resposta:

Uma série de conflitos entre Papas e Imperadores bizantinos deflagrou o Cisma do Oriente em 1054, que dividiu o mundo cristão entre a Igreja Católica do Ocidente, com sede na cidade de Roma, e a Igreja Católica do Oriente, com sede na cidade de Constantinopla. Na parte ocidental, a Igreja foi chefiada pelo Papa e, na parte oriental, o controle ficou estabelecido pelo Imperador que possuía grande influência religiosa. Apesar de o Cristianismo ter sido a religião oficial tanto no Ocidente quanto no Oriente, isso não impediu que houvesse uma gigantesca diferença cultural entre os dois lados.

A cidade de Constantinopla, atual região da Turquia, foi a capital do Império Romano do Oriente e possuía uma privilegiada localização geográfica entre a Ásia e a Europa, o que impulsionou o desenvolvimento do comércio e contribuiu para uma vida urbana agitada. Produtos como perfumes, tecidos de seda, porcelanas e peças de vidro eram comercializados pelo continente europeu. Esse desenvolvimento impulsionou o crescimento da capital oriental que chegou a ter aproximadamente 1 milhão de habitantes.

A prática do comércio contribuiu para que os bizantinos entrassem em contato com diferentes países. Diante disso, os cristãos do Oriente sofreram influência de diversas culturas. Essas influências atingiram, por exemplo, o idioma bizantino, que passou a ser o grego a partir do século VI. A arquitetura grega também influenciou os bizâncios, que realizaram construções gigantescas e luxuosas, como foi o caso da construção da Igreja de Santa Sofia.

Explicação:.

Perguntas interessantes