História, perguntado por queziaeilish, 9 meses atrás

2. A vinda da família real portuguesa para o Brasil transformou o codiano do período. Embora a transferência da família real portuguesa para o Brasil esvesse preparada havia alguns meses, a viagem foi antecipada pela invasão do Exército Napoleônico a Portugal. O príncipe regente, D. João, não acatou o Bloqueio Connental, que impedia os países europeus de comercializar com a Grã-Bretanha. Sob proteção britânica, a corte portuguesa, formada por cerca de 15 mil pessoas, deixou a cidade de Lisboa em novembro de 1807, chegando à colônia de 22 de janeiro de 1808.
Sobre as mudanças polícas, econômicas e culturais promovidas pela transferência da corte para o Brasil é correto afirmar:
a) O príncipe regente decretou a Abertura dos portos brasileiros às nações amigas, abolindo o pacto colonial e em 1810 assinou dois tratados com a Grã-Bretanha: o de Aliança e Amizade e o de Comércio e Navegação.
b) A sede da monarquia portuguesa foi Salvador e a cidade passou a contar com estruturas picas da capital.
c) Embora a permanência da corte tenha propiciado a divulgação de novos hábitos e padrões de consumo até então desconhecidos pela elite local, não houve qualquer transformação urbana na colônia.
d) A chegada da família real ao Brasil fez com que Napoleão criasse interesse pela colônia, resolvendo atacá-la.
e) Não houve muitas transformações no período, uma vez que D. João preferia manter o status da colônia como inteiramente dependente de Portugal

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por priscila9152
1

Resposta:

Opção a) O príncipe regente decretou a Abertura dos portos brasileiros às nações amigas, abolindo o pacto colonial e em 1810 assinou dois tratados com a Grã-Bretanha: o de Aliança e Amizade e o de Comércio e Navegação.


queziaeilish: Nossa muito obg te amo❤️❤️
Perguntas interessantes