Que danos à criação de gado pode trazer ao ambiente amazônico?que danos a criação de gado pode trazer ao ambiente amazônico?
Soluções para a tarefa
A pecuária não só ameaça o meio ambiente, mas também é uma das principais causas da degradação do solo e dos recursos hídricos.
A criação de animais para consumo humano é um problema grave para os solos por causa do descarte de esterco.
O risco é ainda mais grave quando se lembra que as fezes dos animais de criação podem conter altas quantidades de metais pesados, bem como agentes patogênicos e antibióticos, que podem contaminar também a água.
A criação de animais para o consumo tem relação direta com diversos outros problemas ambientais, como o efeito estufa, desmatamento, desperdício de alimentos e devastação dos oceanos. Por isso, frear o consumo de carne, leite e ovos é combater a crueldade animal, mas também promover um planeta mais saudável e seguro para todos.
Segundo o relatório da FAO, o esterco é responsável por boa parte das emissões de gases de efeito estufa.
"Na Amazônia, o desmatamento para fazer pastos, a poluição dos rios e nascentes são uns dos principais problemas."
O principal dano é o desmatamento, pois a agropecuária é uma atividade que exige grandes pastagens e de modo progressivo. Isso acaba levando ao desmatamento, em nome do progresso econômico, o que acaba por trazer outros problemas sérios, tais como a redução da biodiversidade, desertificação, empobrecimento mineral do solo, favorecimento da erosão, entre outros. Outro problema igualmente nocivo gerado pela atividade agropecuária é a contaminação do solo por agrotóxicos