Que críticas os marxistas e os anarquista faziam ao estado? Em que elas se aproximam e em que se distanciam
Soluções para a tarefa
Os anarquistas diziam que o Estado, ao usar da coerção, mutias vezes violentas, e a autoridade, estabelecia uma hierarquia que dividia os cidadãos e os botava uns contra os outros, impedindo-os de ser livres e de atingir a cooperação, de modo que era necessário acabar com o Estado para acabar com a miséria.
Já os marxistas diziam que o Estado atual era uma ferramenta burguesa para garantir os privilégios econômicos dos poucos em detrimento dos muitos, sendo necessário acabar com ele para acabar com a sociedade de classes.
Se aproximavam na medida em que ambos pretendiam desmontar o Estado, que consideravam algo negativo, e se distanciavam pelos objetivos pelos quais desejavam fazer isto, e como pretendiam desmontá-lo.
Resposta:
Assim como Marx e Engels, os anarquistas criticavam o Estado como instrumento da burguesia para conquistar e manter privilégios por meio da limitação das liberdades individuais e da exploração do proletariado, mantendo assim a dominação sobre os indivíduos e a desigualdade social. Porém, anarquistas e marxistas discordavam quanto ao uso político do Estado como meio para alcançar a liberdade e o comunismo.