História, perguntado por anna706, 1 ano atrás

Que consequências teve dominio espanhol para brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por Valeria1995
41

O domínio espanhol modificou a vida dos portugueses na metrópole e na sua colônia do Brasil, pois a Espanha estava acostumada a extrair grandes quantidades de ouro de suas colônias na América, pouca importância deu ao Brasil. Porém, no Brasil, as coisas eram vistas de outra forma.

No que diz respeito ao Tratado de Tordesilhas, este existia para dividir as terras dos portugueses e espanhóis na América; então, com a União Ibérica, ele não teria mais sentido e deixou de ser respeitado pelas entradas e bandeiras e principalmente permitindo a expansão do nosso território, no sentido das grandes minas de ouro e prata dos espanhóis na região onde hoje se situam a Bolívia e o Peru.

Como a Espanha estava envolvida em vários conflitos com outros países europeus, a União Ibérica atraiu contra o Brasil os inimigos da Espanha como a Inglaterra, a França e a Holanda, que organizaram diversas invasões contra o Brasil.

Na metrópole também a situação era péssima, principalmente no que diz respeito à economia que estava arruinada.

Organizou-se, então, em Portugal um movimento pela restauração da autonomia de Portugal liderado pelo Duque de Bragança, que, com a vitória do movimento, foi coroado em 1640 como Rei de Portugal, recebendo o título de D. João IV, marcando o início da Dinastia de Bragança.

Em l642, o Rei D. João IV criou o Conselho Ultramarino, um órgão que se encarregava da administração e exploração colonial. E este foi o domínio espanhol no Brasil

Respondido por Clarinha1092
8

Resposta:

1º Da dinastia: Dom Sebastião, rei de Portugal, país ao qual o Brasil pertencia, morreu numa batalha contra os mouros, em Alcácer Quibir. Não tendo ele descendentes diretos, assumiu o trono seu tio, o Cardeal Dom Henrique. Como Cardeal não pode ter filhos, o trono ficou vago com sua morte. A solução encontrada foi passar às mãos de Felipe II, rei da Espanha, a regência de Portugal, por ter ascendência portuguesa. Dai houve a unificação dos dois reinos: Espanha e Portugal;

2º Do motivo de se chamar União Ibérica: É simples. A região onde se localizam Portugal e Espanha se chama Península Ibérica, portanto, deu-se o nome à união entre esses países de União Ibérica;

3º Das conseqüências: Essas foram importantíssimas. Sem a União Ibérica, talvez não tivéssemos o nosso desenho geográfico atual ou, pelo menos, não o teríamos com tanta tranquilidade.

Poucos anos antes daquela época, em conseqüências das Grandes Navegações, dominadas pelos dois países mais poderosos de então, Portugal e Espanha, foi assinado um tratado, que dividia através do meridiano de Tordesilhas, o Novo Mundo (Américas). Todas as terras que fossem descobertas e estivessem ao oriente daquele meridiano, pertenceriam a Portugal, e tudo que estivesse ou fosse descoberto a ocidente, pertenceria à Espanha. O meridiano de Tordesilhas, passava, dividindo ao meio o que é nosso Brasil atual. Ou seja, parte do que nosso Brasil pertencia a Portugal e a outra parte à Espanha. Com a unificação da Coroa, pela União Ibérica, não havia mais motivos para a divisão, já que todas as terras pertenciam a um só rei. Com isso, os brasileiros avançaram em direção ao interior e ocuparam a parte que pertenceria à Espanha. Em 1640, o povo Português cansado daquela situação, resolveu retomar as rédeas de seu destino e rebelou-se contra o governo espanhol, estabelecendo uma nova coroa, sob a regência de D João IV, da casa de Bragança, daí o que estava "invadido" passou a pertencer a Portugal e, por conseqüência, ao Brasil.

Perguntas interessantes