História, perguntado por esteffannycarolineh, 1 ano atrás

que caracteristica especifica do processo historico da inglaterra levou ao fim do absolutismo no país antes de outros lugares na europa?

Soluções para a tarefa

Respondido por gbrufiniot5bur
10

O processo de formação dos Estados nacionais europeus no fim da Idade Media foi feito de duas maneiras: pelo uso da força ou por negociação.

 

Os territórios do que antes fora impérios e seus membros cheios de poder, com a invasão dos vikings, foram desmembrados e cada poderoso tornou – se rei de seu próprio feudo


Passado esse momento mais conflituoso, visando mais poder, esses homens buscaram reunificar os poderosos e seus territórios sobre seus poderes. Em muitos casos, houve o uso da força e a formação de monarquias. Em outros, houveram acordos inclusive de parceria de governar. Foi esse segundo caso que ocorreu na Inglaterra, formando assim seu parlamento.


Inicialmente formado por nobres e clérigos que apoiavam os primeiros reis, passaram a ter membros da burguesia para cercear suas ações, legitimando ou deslegitimando - as, apoiando ou negando suas decisões. O rei governava com o apoio dos poderosos.


Henrique VIII mudou isso ao romper com a Igreja católica e fundar a Igreja Anglicana. Elisabeth I prosseguiu com a perseguição religiosa e o fortalecimento do absolutismo (o rei seria o único com poder de decidir) assim como Carlos I.


Porem, Carlos I começa a incomodar a elite parlamentar a ponto de haver uma guerra civil entre os que apoiavam o monarca e os que apoiavam ao parlamento (liderado por Oliver Cromwell). A “Revolução de Cromwell” ocorre, ele sobe ao poder e destitui os Stuart, que voltam após sua morte.


Com a morte do rei Carlos II e sem nenhum homem da dinastia para seguir no poder, o parlamento busca Guilherme de Orange , holandês, casado com uma Stuart para assumir o trono


Em troca do trono ele concordaria em ter seus poder limitado pelo parlamento e em agir de acordo com o interesse destes. O poder monárquico se via assim, subordinado ao parlamento e às decisões de seus parlamentares.


Com a promulgação da “Declaração de Direitos”, essa subordinação é mais que confirmada ao determinar que as decisões sobre impostos deveriam ser dadas pelo Parlamento,a propriedade privada e a liberdade individual eram garantidas como direitos e Poderes do governo seriam divididos.

 

A monarquia estava assim , ao menos na pratica, deposta, enquanto no resto da Europa ela ainda duraria efetivamente e ideologicamente por mais alguns anos, já que o absolutismo ocorrera quando pensamos na existência de um Luis XIV e inúmeros outros déspotas, que levaram filósofos a criarem a idéia de “déspotas esclarecidos” (reis que mesmo tomando as decisões sozinhos teriam consciência de agir também para os outros) para que uma outra atitude de decisao por parte de lideres pudesse existir.

Perguntas interessantes