Que autores trabalham no humanismo e quais são eles?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Francesco Petrarca (1304-1374)
Humanista italiano, Petrarca foi um dos mais importantes escritores humanistas. Á ele, está associado a criação dos sonetos, forma poética fixa composta de 2 quartetos e 2 tercetos.
Petrarca produziu cerca de 300 sonetos e de sua obra destacam-se: Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa.
Dante Alighieri (1265-1321)
Humanista italiano, autor do poema épico e teológico intitulado “Divina Comédia”.
Dante é considerado um dos mais importantes poetas do humanismo. Ele escreveu vários textos líricos, filosóficos e políticos, dos quais se destacam: Vida Nova, Monarquia e O Convívio.
Giovanni Bocaccio (1313-1375)
Poeta humanista, considerado o criador da prosa italiana. Bocaccio é autor da obra de novelas "Decamerão", que apresenta como temática da natureza humana. Além de Decamerão, de sua obra literária merecem destaque: Mulheres Famosas, Filocolo e Teseida.
Erasmo de Roterdã (1466-1536)
Humanista neerlandês, autor de diversas obras de caráter humanista. Sua obra mais importante é “O Elogio da Loucura”, publicada em 1509, na qual defende a liberdade do pensamento humano.
Além dela, merecem destaque: Os Pais Cristãos, Colóquios Familiares e Preparação para a Morte.
Michel de Montaigne (1533-1592)
Humanista francês, Montaigne é considerado o criador do gênero literário ensaio pessoal. Publicou a obra “Ensaios” em 1580.
Fernão Lopes (1390-1460)
Escritor humanista português, nomeado cronista-mor da Torre do Tombo, em 1418. Escreveu diversos textos denominados de prosa historiográfica. Foi fundador da historiografia portuguesa e de sua obra literária merece destaque: Crônica de El-Rei D. Pedro I, Crônica de El-Rei D. Fernando e Crônica de El-Rei D. João I.
Gil Vicente (1465-1536)
Dramaturgo português, considerado o “Pai do Teatro Português” sendo um dos principais dramaturgos humanistas. Destacou-se com sua produção literária associada ao teatro.
De sua obra, merece destaque Auto da Visitação, O Velho da Horta, Auto da Barca do Inferno e a Farsa de Inês Pereira.