História, perguntado por MonyAckles418, 1 ano atrás

Que argumentos Marighella utiliza para defender que “hoje, ser ‘violento’ ou um ‘terrorista’ é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada”? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por nessasch
2

A afirmação segundo a qual “ser ‘violento’ ou um ‘terrorista’ é uma qualidade que enobrece qualquer pessoa honrada”, é justificada por Maringhella como uma forma de valente atuação diante de uma situação opressora do governo.

O polêmico guerrilheiro Maringhella entende que a alma é enobrecida por ser violento ou terrorista porque nestas condições o homem se torna um revolucionário comprometido em liquidar o regime da ditadura militar.

Ele entende que é preciso usar da violência e do terrorismo para que a sociedade receba uma resposta positiva das mudanças aclamadas pelo país, que vivia sob os efeitos da violência e da opressão de direitos por força da ditadura militar. Através do uso destas credenciais seria possível, segundo ele, enfraquecer as forças militares armadas pela força popular.

Em verdade, Maringhella sustenta que esta é a única forma possível de reverter a situação política vivenciada, já que a outra forma possível seria através do proselitismo, que teria apenas aparência revolucionária, mas serviria apenas para atender os interesses das classes dominantes.

Perguntas interessantes