Que a cultura brasileira é repleta de diversidade, ninguém
duvida – afinal, cada estado do país é rico nesse aspecto
e possui singularidades valiosas. Seja nas artes plásticas,
na música, na dança, no teatro, entre outros, não podemos
negar a criatividade do povo brasileiro. Em contrapartida,
também temos uma forte tendência a enaltecer o que vem
de fora. Sim, nós fazemos isso e, geralmente, em detrimento
do que temos por aqui. Mas a verdade é que nossa cultura
geralmente é banalizada pela mídia, que acaba levando a
conhecimento público apenas o que é considerado rentável.
Sempre concentrando os esforços de divulgação para
artistas dos grandes centros urbanos, perdemos o contato
com trabalhos brilhantes que acabam se perdendo no
desconhecimento e na falta de apoio cultural. E o público
segue perdendo a maior parte do que temos de bom Brasil
afora.
O mais engraçado nisso tudo é que muito do que
desprezamos em nosso país é perfeitamente admirado no
exterior e, mais que isso, é valorizado. Aliás, nos gabamos
disso, de sermos reconhecidos pela exportação de bens
de cultura, por nossas novelas serem exibidas em diversos
países, nossos músicos fazerem turnês internacionais, nossa
comida ser apreciada por estrangeiros, pelo artesanato que
os turistas pagam caríssimo e de bom grado, etc. Mas nós
mesmos estamos, em maioria, nos lixando para o que o país
produz. E não me digam que é mentira, pois sei bem que
vocês pagam caro para ir a um show do Justin Timberlake
ou da Beyoncé, mas não dão as caras nos Sescs da vida
para curtir o show de algum cantor nacional nada conhecido,
entre outras coisas.
Fragmento de texto publicado em artes e ideias por Petit Gabi.
Disponível em: obviousmag.org. Acesso em: 17 dez. 2015.
O texto acima trata do pouco reconhecimento que, entre os
brasileiros, se daria a produções culturais nacionais menos
“visíveis”. Para fundamentar sua tese, o autor se utiliza
de diversos recursos argumentativos, entre os quais está
presente
a) o chamado argumento de autoridade, na busca de
depoimentos conceituados, em apoio à sua tese.
b) a antítese expressiva entre o tratamento dedicado aos
artistas estrangeiros famosos e aos nacionais menos
conhecidos.
c) uma linguagem exclusivamente formal, para demonstrar
a seriedade das observações críticas formuladas.
d) o uso da primeira pessoa do plural e da menção direta
aos interlocutores, como forma de distanciar-se dos
leitores.
e) a ironia, na menção à admiração e à valorização
que a maioria dos brasileiros expressa em relação aos
produtos culturais nacionais.
Soluções para a tarefa
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a) o chamado argumento de autoridade, na busca de
depoimentos conceituados, em apoio à sua tese.
depoimentos conceituados, em apoio à sua tese.
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