ENEM, perguntado por Fernandomatheus1006, 1 ano atrás

Quatro, três, dois, um... Vá! O relógio marcava9h32min (4h32min em Brasília) na sala de comando daOrganização Européia de Pesquisa Nuclear (CERN),na fronteira da Suíça com a França, quando o narra-dor anunciou o surgimento de um fl ash branco nosdois telões. Era sinal de que o experimento científi comais caro e mais complexo da humanidade tinha dadoseus primeiros passos rumo à simulação do Big Bang,a grande explosão que originou o universo. A plateia,formada por jornalistas e cientistas, comemorou comaplausos assim que o primeiro feixe de prótons foi in-jetado no interior do Grande Colisor de Hadrons (LHC– Large Hadrons Collider), um túnel de 27 km de cir-cunferência construído a 100 m de profundidade. Duashoras depois, o segundo feixe foi lançado, em sentidocontrário. Os feixes vão atingir velocidade próxima à daluz e, então, colidirão um com o outro. Essa colisão po-derá ajudar a decifrar mistérios do universo.Segundo o texto, o experimento no LHC fornecerá da-dos que possibilitarão decifrar os mistérios do universo.Para analisar esses dados provenientes das colisõesno LHC, os pesquisadores utilizarão os princípios detransformação da energia. Sabendo desses princípios,pode-se afi rmar queas colisões podem ser elásticas ou inelásticas e,em ambos os casos, a energia cinética total se dis-sipa na colisão.a energia dos aceleradores é proveniente da ener-gia liberada nas reações químicas, no feixe injetadono interior do Grande Colisor.o feixe de partículas adquire energia cinética prove-niente das transformações de energia ocorridas nainteração do feixe com os aceleradores.os aceleradores produzem campos magnéticosque não interagem com o feixe, já que a energiapreponderante das partículas no feixe é a energiapotencial.a velocidade das partículas do feixe é irrelevantenos processos de transferência de energia nas co-lisões, sendo a massa das partículas o fator pre-ponderante.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
10

c) o feixe de partículas adquire energia cinética proveniente das transformações de energia ocorridas na interação do feixe com os aceleradores.

Ao analisar as afirmativas podemos concluir que:

a. Incorreta. A energia cinética total apenas se dissipa nas colisões inelásticas.

b. Incorreta. A energia dos aceleradores não é proveniente da energia liberada nas reações químicas no feixe injetado no interior do Grande Colisor.

c. Correta. O feixe de partículas adquire energia cinética que é proveniente das transformações de energia que acontecem na interação do feixe com os aceleradores.

d. Incorreta. De acordo com o texto, o feixe é constituído por prótons que apresentam carga (positiva).  

e. Incorreta. No processo de transferência de energia nas colisões, a massa e a velocidade são importantes.

Bons estudos!

Perguntas interessantes