quas as técnicas de saque existente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Saque do Voleibol
O saque é o primeiro ataque do jogo, é importante para o atleta conhecer mais de um tipo de saque. ...
Os mais conhecidos tipos de saque são: Saque por Baixo, Saque por Cima (tipo tênis), Saque Lateral, Saque Lateral por Baixo (“Jornada nas Estrelas”) e Saque em Suspensão (“Viagem ao Fundo do Mar”).
Saque por Baixo
Explicação:
Saque flutuante
É também conhecido como saque tático. Em vez da força, o jogador opta por tirar o peso da bola e diminuir a sua rotação, batendo de forma mais leve. Apesar de sair em uma velocidade menor, ele complica o adversário pela sua curva e movimentação rápida para baixo.
Esse saque pode ser realizado em movimento ou com os pés no chão. Geralmente, o objetivo é acertar a bola perto da rede, atrás dos atacantes. Os aces não são tão comuns, mas uma boa execução pode resultar em um passe quebrado e maior chance de pontuar na sequência.
Saque em suspensão
Também é conhecido como saque viagem. Neste tipo, o jogador se posiciona a alguns metros da linha e inicia a corrida. Mais próximo, ele lança a bola ligeiramente para frente e a acerta em cheio, aterrissando dentro da quadra. Do outro lado, o objetivo é cair perto da linha de fundo, dificultando a recepção e buscando o ace.
Atualmente, é o mais utilizado no voleibol, principalmente na categoria masculina. Porém, é um dos mais difíceis de serem executados, já que necessita de bons levantamento e salto, além de precisão na hora de acertar a bola.
Saque por baixo
Esse é o tipo mais fácil de ser aprendido e muito utilizado por aqueles que são iniciantes no voleibol. Isso porque o jogador não realiza nenhum lançamento — ele saca segurando a bola com a outra mão —, o que ajuda na precisão.
No esporte profissional, o saque por baixo se tornou obsoleto, pela trajetória da bola facilitar a recepção. No entanto, na década de 80, o brasileiro Bernard popularizou o “jornada nas estrelas”. Esse saque dificultava os adversários pela sua altura, que chegava próxima ao teto dos ginásios, diminuindo a precisão das recepções.
Saque lateral
Sua execução é parecida com o saque por baixo, com a diferença de que o braço utilizado para acertar a bola se movimenta lateralmente. Além disso, o atleta se posiciona de lado para a quadra, com os pés apontados para o destino do lançamento.
O seu objetivo é dificultar a recepção com o efeito da bola. Apesar disso, praticamente, não é usado nos torneios profissionais, sendo preterido pelo saque flutuante. Também tem uma técnica difícil de ser realizada, necessitando de muita prática para sair com perfeição.