Quarentena: grupo teatral faz lives diárias para alegrar crianças
Conhecidos em Brasília, Neia e Nando decidiram pelo trabalho voluntário como forma de dar opção aos pais durante período de isolamento
Como uma opção de entreter as crianças e garantir um pouco de descanso aos pais durante a quarentena causada pelo novo coronavírus, o grupo teatral brasiliense Neia e Nando decidiu, de forma voluntária, manter o ritmo de trabalho de forma adaptada à nova realidade.
Em vez dos palcos com cenários milimetricamente pensados, os cerca de 30 atores da companhia se revezam e realizam diariamente lives com conhecidos personagens infantis. Desde o início de confinamento, os bate-papos com o público mirim são realizados por meio das redes sociais, respeitando assim a medida de isolamento social, porém garantindo entretenimento para os pequenos e nutrindo o amor que os artistas têm pelo teatro.
“A ideia surgiu da atriz Luisa Miranda junto da maquiadora Lua Rodrigues, pensando em manter o nosso público, que é tão fiel durante os 20 anos de companhia, entretido durante o confinamento. Nossa intenção é também manter as crianças conectadas com o universo lúdico do teatro e fazer com que elas participem da peça, como ocorre nas cenas do teatro”, explica Ricardo Villardo, ator e diretor do grupo.
“Quando a criança não consegue participar, ela pode mandar mensagens para nosso perfil e os personagens retribuem com uma mensagem individual”, emenda Villardo.
As apresentações virtuais acontecem quase todos os dias, sempre às 17 horas no perfil oficial da companhia no Instagram. Contudo, há também a possibilidade de assistir outras encenações em perfis de shoppings da cidade, parceiros do grupo teatral (confira abaixo a programação).
As atrações são improvisadas e focadas no contato direto com o público infantil, criando uma aproximação entre a criança e o personagem do dia.
“Foi muito legal participar da live. Muito obrigado por me chamar”, registrou um participante que acompanhou um bate-papo com o Superman na última semana. “Aladim sem poder voar no seu tapete mágico”, lamentou outra participante após a aparição do conhecido desenho da Disney confinado em casa
O lide é uma das técnicas utilizadas para se estruturar a texto jornalístico e torná-lo mais claro e objetivo. Geralmente ele procura responder a algumas perguntas básicas: quem?, quando?, onde? como?, por quê?.
a) Qual parágrafo pode ser considerado como lide dessa matéria jornalística e a quais perguntas básicas esse lide procura responder?
b) A quais perguntas respondidas no lide está relacionado o título do texto? Qual dessas informações é mais precisa que a do lide?
c) A quais perguntas respondidas no lide está relacionado o subtítulo do texto? Explique essa relação.
Soluções para a tarefa
a) O primeiro parágrafo é o lide do texto. Ele procura responder às perguntas o quê? (decisão de manter o ritmo de trabalho), quem? (grupo teatral brasiliense Neia e Nando), para quê? (entreter as crianças e garantir um pouco de descanso aos pais), quando? (durante a quarentena), como? (de forma voluntária, de forma adaptada à nova realidade).
b) O título está relacionado às perguntas quando? (quarentena), quem? (grupo teatral), o quê? (faz lives diárias) e para quê? (para alegrar crianças). A informação o quê é mais precisa, pois o lide informa apenas que se trata de “uma decisão de manter o ritmo de trabalho”, mas o título informa com precisão: fazer “lives diárias”.
c) O subtítulo está relacionado às perguntas quem? (conhecidos em Brasília, Neia e Nando), o quê? (decidiram pelo trabalho voluntário), para quê? (como forma de dar opção aos pais) e quando? (durante período de isolamento). A lide se relaciona ao subtítulo uma vez que procura esclarecer as informações contidas nele.
Resposta: a) O primeiro parágrafo é o lide do texto. Ele procura responder às perguntas o quê? (decisão de manter o ritmo de trabalho), quem? (grupo teatral brasiliense Neia e Nando), para quê? (entreter as crianças e garantir um pouco de descanso aos pais), quando? (durante a quarentena), como? (de forma voluntária, de forma adaptada à nova realidade).
b) O título está relacionado às perguntas quando? (quarentena), quem? (grupo teatral), o quê? (faz lives diárias) e para quê? (para alegrar crianças). A informação o quê é mais precisa, pois o lide informa apenas que se trata de “uma decisão de manter o ritmo de trabalho”, mas o título informa com precisão: fazer “lives diárias”.
c) O subtítulo está relacionado às perguntas quem? (conhecidos em Brasília, Neia e Nando), o quê? (decidiram pelo trabalho voluntário), para quê? (como forma de dar opção aos pais) e quando? (durante período de isolamento). A lide se relaciona ao subtítulo uma vez que procura esclarecer as informações contidas nele.
Explicação: